O que se quer de um bom design de mobiliário - 6 exemplos

De um bom design de mobiliário se quer o que? Em primeiro lugar que seja funcional. Eu não abro mão desse requisito, se não servir para algo que não seja admirar, é escultura, não móvel. Em segundo lugar que seja de fácil produção e não desperdice materiais. Se reaproveitar tanto melhor. Mas pode também usar materiais certificados e não gastar um monte de energia na sua produção. E deve ser belo para cumprir outra função também muito importante, qual seja a de despertar uma emoção boa aos sentidos. E ainda avalio se pode ter um desenho que perdure. 


Seguindo esses parâmetros selecionei alguns exemplos de designs premiados recentemente. Não foi uma pesquisa muito científica, apenas consultei o Google e segui o instinto. Aliás seguir o instinto é um dos parâmetros que uso muito em minhas escolhas e a grande maioria do que compartilho com vocês segue esse principio básico. 

Primeira escolha - Stratum folding chair de Ammar Kalo. Premiado no quesito mobiliário 2014-201. Me chamou a atenção as linhas puras, o uso de formas simples que, encaixadas, formam o volume final. O uso da madeira com os seus veios me remetem à criações ancestrais. Juro que poderia ver essa cadeira em um passado distante. Pelo menos na forma. Essa união de antigo com a tecnologia moderna me encanta.


Stratum folding chair de Ammar Kalo - Design award 2014 2015
stratum folding chair’ by ammar kalo

Segunda escolha: A Exocet Multifunctional Chair de Stéphane Leathead me chamou a atenção pela forma. É ousada e ao mesmo tempo pura. E depois - e logo em seguida - pela múltipla funcionalidade. As peças de madeira unidas pela engrenagem me lembram ao mesmo tempo artefatos mecânicos e as nossas próprias rótulas humanas.  
Exocet Multifunctional Chair by Stéphane Leathead - Design award 2014 2015
Exocet Multifunctional Chair by Stéphane Leathead
Terceira escolha: Esta peça de sapateira com porta guarda chuvas eu vi em uma chamada para prêmio de design. Ela é muito simples e foi exatamente isso que me chamou a atenção. Cada vez mais pessoas tem o costume de tirar os sapatos na entrada de casa e achei essa peça bem interessante.
Sapateira de entrada
Sapateira de entrada

Quarta escolha: Cozinhar é uma das atividades humanas mais valorizadas. Atualmente a cozinha deixou de ser uma peça escondida para entrar na área nobre de muitas casas. A Cut Kitchen by Alessandro Isola tem um desenho limpo e extremamente versátil, apropriado para espaços pequenos já que pode se transformar bastando abrir e ampliar suas peças.
Cozinha versátil - Design award 2015
Cozinha versátil - Design award 2015
Quinta escolha - Design alemão que se inspira nos desenhos tradicionais, fazendo uma releitura muito bonita. A  Spin Chair me agrada pela forma, pelo conteúdo da proposta e pela versatilidade de uso. A vejo sendo usada por muitos anos.
Design alemão - Spin Chair
Design alemão - Spin Chair
Sexta escolha. Veio do Design Britânico e achei tão prático. Transformar uma peça de brinquedo em mesa, ou vice versa. E de uma maneira tão limpa, tão clara, me parece bem bacana. Além disso não parece ter arestas nem peças que ponham as crianças em risco, o que é fundamental em uma proposta de design para o público infantil. É a Transforma.
British design award
Heena Patel, BA Product and Furniture Design, ‘Transforma’
E vocês? O que lhes chama a atenção no mobiliário que ganha ou concorre a prêmios?

 Gostou? Conta para a gente, vamos adorar saber. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros