Descarte de resíduos sólidos na Construção Civil

O nome é pomposo e parece coisa de grande empresa de construção. Mas não, na verdade o descarte correto das sobras de reformas em nossas casas é ainda desconhecido da maioria das pessoas e afeta muito o pequeno gerador desses resíduos. Que somos nós. Onde colocar as sobras de tintas? Onde descartar as obras de pisos, colas, louças?

Resíduos Construção Civil - Pequeno Gerador
Fonte
A maioria das pessoas que faz pequenas obras e reformas desconhece a existência das normas que regulamentam esse descarte: a Norma ABNT NBR 10.004, a Resolução do Conama 307/2002 e do Ibama.  
Resíduos construção civil
Classes de descarte na Construção Civil
Eles são separados em resíduos que podem ser reaproveitados (classe A e B). Os da classe A ainda podem ser reaproveitados na própria obra. Mas e os que não podem ser reaproveitados, principalmente os que são considerados perigosos como os da classe D que englobam tintas, solventes, colas e pincéis? Reconheceram que as reformas são super atingidas, não? Como descartá-los de forma correta?

Chama um tele entulho! Realmente, os legais devem seguir as normas e imagina-se que o descarte seja dentro de critérios estabelecidos por elas. Mas e nas micro reformas? Nas que não compensam chamar um entulho? Como fazer?
Segundo Lilian Sarrouf, engenheira e consultora técnica de sustentabilidade do (SindusCon-SP), “para isso existem as áreas de transbordo e triagem reguladas pela prefeitura do município ou órgãos ambientais. A madeira, que não é classificada como material de risco, pode ser enviada diretamente para a reciclagem.”

A orientação é que se cuide na hora de demolir para que o máximo de material possa ser reaproveitado. Verifique se há bancos de materiais em sua cidade, para onde esse material possa ser doado para reutilização. O que não puder ser reaproveitado, doado ou reciclado deve ser encaminhado às áreas de transbordo e triagem de sua cidade. Se ela não tiver, reclame e procure a mais próxima possível. 


Baixe aqui Manual sobre Resíduos Sólidos na Construção Civil do Sinduscon CE

Seminário

Vai haver um seminário sobre o tema em São Paulo, nos dias 26 a 28 de agosto, promovido pelo SindusCon-SP :  “Resíduos de construção civil – avanços obtidos nos 13 anos da Resolução Conama 307/2002”

Mais informações e inscrições: www.concreteshow.com.br




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros