Pular para o conteúdo principal

Descarte de resíduos sólidos na Construção Civil

O nome é pomposo e parece coisa de grande empresa de construção. Mas não, na verdade o descarte correto das sobras de reformas em nossas casas é ainda desconhecido da maioria das pessoas e afeta muito o pequeno gerador desses resíduos. Que somos nós. Onde colocar as sobras de tintas? Onde descartar as obras de pisos, colas, louças?

Resíduos Construção Civil - Pequeno Gerador
Fonte
A maioria das pessoas que faz pequenas obras e reformas desconhece a existência das normas que regulamentam esse descarte: a Norma ABNT NBR 10.004, a Resolução do Conama 307/2002 e do Ibama.  
Resíduos construção civil
Classes de descarte na Construção Civil
Eles são separados em resíduos que podem ser reaproveitados (classe A e B). Os da classe A ainda podem ser reaproveitados na própria obra. Mas e os que não podem ser reaproveitados, principalmente os que são considerados perigosos como os da classe D que englobam tintas, solventes, colas e pincéis? Reconheceram que as reformas são super atingidas, não? Como descartá-los de forma correta?

Chama um tele entulho! Realmente, os legais devem seguir as normas e imagina-se que o descarte seja dentro de critérios estabelecidos por elas. Mas e nas micro reformas? Nas que não compensam chamar um entulho? Como fazer?
Segundo Lilian Sarrouf, engenheira e consultora técnica de sustentabilidade do (SindusCon-SP), “para isso existem as áreas de transbordo e triagem reguladas pela prefeitura do município ou órgãos ambientais. A madeira, que não é classificada como material de risco, pode ser enviada diretamente para a reciclagem.”

A orientação é que se cuide na hora de demolir para que o máximo de material possa ser reaproveitado. Verifique se há bancos de materiais em sua cidade, para onde esse material possa ser doado para reutilização. O que não puder ser reaproveitado, doado ou reciclado deve ser encaminhado às áreas de transbordo e triagem de sua cidade. Se ela não tiver, reclame e procure a mais próxima possível. 


Baixe aqui Manual sobre Resíduos Sólidos na Construção Civil do Sinduscon CE

Seminário

Vai haver um seminário sobre o tema em São Paulo, nos dias 26 a 28 de agosto, promovido pelo SindusCon-SP :  “Resíduos de construção civil – avanços obtidos nos 13 anos da Resolução Conama 307/2002”

Mais informações e inscrições: www.concreteshow.com.br




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maior ponte sustentável em madeira conecta pessoas na Holanda

A  província de Groningen, na Holanda é conhecida por ser a capital ocidental do ciclismo . Para unir as localidades de  Winschoten e Blauwestad foi construída a maior ponte sustentável em madeira da Europa, a  ponte Pieter Smit , com 800 metros de comprimento. Ela cruza águas, uma rodovia e uma zona ecológica e possibilita que pedestres e ciclistas as cruzem e acessem por três locais. A construção foi feita com madeira certificada, iluminada por lâmpadas led de baixo consumo. Além disso, houve a preocupação de plantar árvores para que ela não atrapalhasse a rota dos morcegos locais. Outros pássaros também foram lembrados com caixas (na parte de baixo da ponte) e paredes de areia para ninhos. Fonte   Imagens: Blauwestad Nos siga também nas redes sociais Twitter   Flipboard   Facebook   Instagram   Pinterest

John Lautner - um arquiteto que aliou beleza à funcionalidade

Walstrom House Gosto de pesquisar casas com um toque de aconchego e que possam servir de inspiração para futuras residências compartilhadas com amigos , e esta imagem me chamou a atenção no  pinterest . Pensamos em algo no estilo Tiny Houses , mas não descartamos ideias incríveis como as desta casa. Olhando o interior, me apaixonei e fui em busca de mais informações sobre ela e seu autor. Foi assim que descobri John Lautner .   Walstrom House - foto de Jon Buono Esta casa de madeira, batizada de Walstrom House, foi construída em 1969, em Santa Monica, na Califórnia. Seu arquiteto foi  John Lautner , um dos primeiros aprendizes de Frank Lloyd Wright, no primeiro grupo de Taliesin Fellows. Nascido em 1911, e sendo sua mãe, Catheleen Gallagher, desenhista de interiores e talentosa pintora, a teve como influência na sua opção pela arquitetura.  Sua carreira foi marcada por grandes aprendizados. Além do mestre FLW, também manteve parcerias com Samuel Reisbord, Whitney R. Smith e Douglas H

Errar é humano, não resolver é insano

Errei sim. Adoraria dizer que fui perfeita e eficiente a maior parte da minha vida. Mas não seria verdade. Procurei ser, o que me dá um certo crédito.  Mas sempre surgem aqueles momentos em que algo dá errado. Seja no projeto ou na obra.  No projeto, as causas mais frequentes, na minha experiência, são problemas na medição dos espaços e um briefing não muito completo. São etapas fundamentais para o bom andamento de qualquer projeto. Uma das maneiras que procuro agilizar, nas medidas, é buscar o maior número possível de informações sobre o espaço a ser medido. Muitas vezes garimpo fotos de venda e procuro, se não existe planta disponível, fazer uma planta baixa baseada nas fotos. Poucas vezes erro. Mas mesmo assim, ainda me passo nas medidas. São muitos detalhes que devem ser checados, é preciso organização e muitas fotos auxiliando a memória. A entrevista com cliente é outro ponto a ser observado. Muitas vezes quem paga não é o que decide. Observar e entender as dinâmicas das pessoas n

Venha o inferno ou águas altas, a vida tem que ser divertida

"Venha o inferno ou águas altas, a vida tem que ser divertida." Continuo com o mesmo processo de busca de inspirações para escrever no blog: a intuição, o sentimento. Olho, pesquiso e de repente uma imagem me diz alguma coisa. Foi o caso dessa biblioteca no jardim . A primeira coisa que pensei foi: que coisa maravilhosa, queria uma assim para mim!! Quero saber mais quem fez isso!! E cheguei aos arquitetos do  Mjölk Architekti .  Passeei pelo site deles, olhando as obras, procurando mais informações sobre o seu trabalho, sua maneira de ver o mundo. Arquitetura não é isolada da sociedade. Não existe projetar sem escolhas ou posicionamentos. Cada obra é um reflexo das ideias e maneira dos projetista enxergarem o mundo. E por isso mesmo é tão fascinante. Cada desafio é respondido de maneiras diversas por cada profissional. Exatamente por isso, gostei demais das descrições que eles fazem sobre o ser arquiteto:  "O trabalho do arquiteto não é fácil. Ele contém várias operações