Stairs House - Luz, ventilação, privacidade e controle

Depois de um debate em um grupo de Arquitetura sobre o uso do 3D na Arquitetura fiquei pensando com os meus botões. Sempre considerei as formas de representação ferramenta. E a Arquitetura conceito e volume. Arquitetura é 3D, é luz, é sensação. Jamais se pode pensar em termos de 2 dimensões. Uma planta, pro mais bem resolvida, é uma parte, é consequência de uma proposta mais ampla. Um projeto nasce em volume

E por isso também achei interessante resgatar esse projeto do escritório de arquitetura y+M que nasce da intenção de levar luz natural para o interior ao mesmo tempo em que garante a privacidade interna.

Já falei várias vezes que gosto muito dessa concepção de espaço que os arquitetos japoneses conferem aos seus projetos. São simbólicos, alguns ascéticos, no exterior. E com um espaço amplo, iluminado e rico no interior. Casas japonesas me fascinam.

O programa de pais professores com filhos e alunos pedia locais para trabalhar em paz, mas ao mesmo tempo poder manter a observação das crianças. Os arquitetos conseguiram isso não apenas no interior, mas também quando eles estão fora, subindo os degraus da casa escada, os pais conseguem ficar de olho neles.


A grande sacada foi a perspectiva da grande escada, como se fosse uma montanha, que pode ser escalada. E os degraus servem de pontos de entrada de luz, garantindo uma ampla iluminação e ventilação natural ao interior. 

Nos esquemas do escritório, mostrados abaixo, vemos como eles estudaram as diferentes condições de clima e estações para garantir o melhor conforto interno. Isso é Arquitetura. 
 
 




 

A grande vantagem de se debruçar sobre projetos de outras culturas são garimpar soluções que fogem das nossas, até porque somos marcados pela nossa bagagem cultural. Abrir os olhos é uma lição diária que devemos exercer. Na vida e na Arquitetura.

  Fonte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros