Publicidade

Postagem em destaque

10 Lições que aprendi na faculdade de Arquitetura

Recebo algumas correspondências falando de como os leitores gostaram dessa ou de outra postagem aqui do blog. E sempre fico super feliz! É ...

2011/09/28

Bom, bonito e barato

Vários clientes me pedem sempre propostas ou alternativas que sejam boas, bonitas e baratas...

E essa é a função do arquiteto, achar as melhores soluções que se coadunem sempre com as possibilidades financeiras de quem vai pagar por elas: o cliente. 

Mas cabe aqui uma ressalva. Barato nem sempre quer dizer o que custa menos. Na minha experiência de vida pessoal e profissional já aprendi que aquela alternativa muito mais baratinha na maior parte das vezes não dura, não resolve e acaba saindo bem mais caro.  
Bom, bonito, barato
Bom, bonito, barato por lenarastein no Polyvore.com
Isso não quer dizer que não se possa fazer economia. É uma questão de bom senso, escolha de boas marcas, duráveis e que não vão custar muito em manutenção. Em geral as boas marcas da praça já dispõem de linhas econômicas que fazem a mesma função, são bonitas e custam um terço das alternativas mais luxuosas. 

Escolher uma peça de design famoso também pode se encaixar dentro desse conceito. É preferível fazer uma ambientação minimalista, com pouco e bons móveis e uma peça boa (que pode ser garimpada em ofertas) a entulhar a casa com móveis daquela liquidação....

E o planejamento para quem tem orçamento curto é mais que fundamental. Afinal quem tem bastante dinheiro até pode se dar ao luxo de errar, mas quem tem que fazer o seu bolso render não.   


Comentários
4 Comentários

4 Opiniões:

É isso mesmo.
Total Lucidez.


Um Lindo Dia!
beijinhos

É isso aí!

Economizar é bom, mas também é preciso um olhar holístico!

Na construção civil, por exemplo, estima-se que apenas 20% do custo está na construção do edifício, os 80% restantes serão dispendidos durante a vida útil da edificação, na forma de contas de luz, água, manutenção, etc...

Portanto um bom projeto que exija pouca manutenção, garanta conforto térmico por meios passivos, e boa iluminação natural, mesmo significando maior investimento, também se traduzem em grande economia final.

Tomando alguns cuidados no projeto, não é difícil reduzir as despesas mensais em 50%, é o mesmo que baratear o custo total da edificação em 40%!

Abraços,

Oscar Müller

Grande colega Oscar !

Tuas contribuições sempre são expressivas e com excelente conteúdo. Sem dúvida, um bom planejamento e projetos significam economia e das boas, por muito tempo.
Abraços

Elenara

Publicidade

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More