Pular para o conteúdo principal

Atendimento : um gargalo em quase todos os setores

A internet veio agilizar uma série de situações na vida da gente hoje em dia. Tanto na construção civil como nas compras domésticas. É um comércio que vem crescendo e que em geral funciona bem. Em geral. Porque como todo comércio de compra e venda ele não foge das velhas e boas práticas do varejo.

E quais seriam? Atender bem o cliente. Os mais velhinhos vão lembrar daquela máxima que se dizia: o cliente sempre tem razão. E naquela época o cliente era o cara que pagava o produto ou serviço, o cliente final. Com as mudanças de paradigmas e novas teorias de qualidade o cliente foi se afastando dos olhos e vistas de muitas pessoas que trabalham nas empresas. E por incrível que pareça o atendimento foi piorando.
 Diria que hoje o atendimento no varejo é um dos gargalos de nossa economia. As empresas gastam milhões em qualidade do produto, em modernização dos meios de produção, em propaganda, em redes sociais....mas muitas vezes se esquecem de treinar pessoas. Não, não estou falando de treinamento de teoria. Estou falando da prática. Do olho no olho. Do cara que atende o cliente seja ao vivo, seja pelo telefone e consiga trazer uma solução eficaz para o problema do cliente. Nada do "vou estar encaminhando, senhor" ou "pedimos desculpas, senhora" mas sem que se resolva a contento.

Uma coisa básica e que não pode ser desconsiderada é que a pessoa que está em contato direto com o cliente representa a empresa. Não importa se seja um telefonista, um entregador, uma recepcionista, um estagiário. Não importa se é empregado ou terceirizado. Para o cliente aquela pessoa É a empresa. Aquela pessoa tem que estar consciente disso. Lição primária que parece cada vez mais esquecida. 

E para lembrar, cliente insatisfeito não apenas não retorna como espalha para mais dez pessoas. Dez? Isso antes da internet. Hoje o poder da insatisfação não tem limites. Treinar pessoas é um investimento barato e premente! 

O atendimento pela internet é ainda mais complexo. Pessoas compram pelo computador porque é cômodo. Sim. E porque não tem tempo de ir na loja física. Também. O que querem? Agilidade. E sem se incomodar. Canais de comunicação para resolução de eventuais problemas é fundamental. Mas canais ágeis, "real time".  E com pessoas treinadas e que consigam resolver ou pelo menos, dar informações relevantes. 

E com vocês? Tem sido diferente? Tem boas ou más experiências em atendimento direto? 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13 ideias para quem ama gatos

Há pouco passou uma sexta feira. Era 13. Gosto das sextas feiras. Gosto do 13. Gosto dos gatos. Gosto dos gatos pretos, esses que tanto foram perseguidos como companheiros de bruxas.

Gatos são da casa -repetem como mantra os que não conhecem os gatos. Os gatos são deles mesmos. E de quem os conquistar. Ou de quem eles resolverem amar. 

Amor de gato é diferente do amor de cão. E não menos dramático. Gatos não toleram atrasos. Não aceitam menos que a nossa entrega. De preferência sem muito chamego, a não ser na hora que desejam. 

Gatos são hedonistas por natureza. Existem para viver com languidez e serem acariciados. Mimados. Paparicados. Gatos são aristocratas. Mesmo que revirem latas de lixo. 

Desconfiem da humildade felina. Ao primeiro toque de boa vida, se tornam preguiçosamente orgulhosos.   
“Um gato vive um pouco nas poltronas, no cimento ao sol, no telhado sob a lua. Vive também sobre a mesa do escritório, e o salto preciso que ele dá para atingi-la é mais do que impulso para a cultu…

Ideias simples que ajudam muito

Muitas vezes a gente fica pensando em soluções mirabolantes para a casa da gente e esquece de ideias simples que ajudam bastante. Reuni algumas delas aqui

Uma gaveta bem colocada na lavanderia auxilia muito a tarefa de colocar as roupas na máquina.  Procure soluções que forneçam apoio para bacias, para cestos e simplifiquem sua vida nas tarefas de limpeza da casa. Aproveite espaços que ficariam sem uso. Essas práticas gavetas para guardar esponja e sabão são um exemplo.
Outra ideia de aproveitamento de espaço inútil. A área ao lado e na frente das cubas. Vejam que foi usado material impermeável e assim podem ser guardados os utensílios de lavar louça que são molhados. 
Usar porta toalhas em portas ajuda na organização.

Um lugar para cada coisa, cada coisa em seu lugar. Na hora de cozinhar é preciso achar com praticidade tudo o que se precisa. Uma boa solução é fazer um gavetão para esses utensílios e dispô-los em locais práticos e de fácil acesso.  Pratos podem ser colocados para sec…

Coifa, exaustor ou depurador? Saiba qual é a melhor opção para a sua cozinha.

Quem já não passou por isso: Você está cozinhando e quando nota tem fumaça por todo lado, muito calor, além do cheiro da comida se espalhando por outros cômodos da casa. Isso acontece principalmente quando fritamos algum alimento. Para evitar situações como essa, existem depuradores, exaustores e coifas. Mas você sabe o que cada um faz e qual o melhor para o seu tipo de cozinha?

Confira a diferença entre eles e veja o que melhor se adéqua a sua necessidade:

CoifaA coifa tem como função sugar o ar, filtrá-lo e expeli-lo para fora da cozinha por meio de tubos de saída que podem ser instalados no teto, em paredes ou em forros. Ela elimina não somente a gordura e outros odores do ambiente, mas também “renova o ar” da sua cozinha.
Dependendo de onde está localizado o fogão, você pode optar por coifas de parede ou em formato de ilha, que ficam no centro da cozinha. Atualmente, existem coifas para todos os gostos e com designs bem modernos que se adaptam a qualquer tipo de decoração.

Recomenda-…

Círculo da Vida - arquitetura viva

Imagine uma série de construções que sigam o ciclo da natureza de vida, que possam crescer, florescer e fenecer como qualquer organismo vivo. É a ideia por trás da Arquitetura Viva ou botânica construtiva como alguns chamam. Falei sobre este conceito em Arquitetura Orgânica.
E enquanto pesquisa o site dos arquitetos do Obvious Avoid (falei sobre eles na postagem sobre ensinar crianças a pensar como arquitetos) encontrei essa proposta do Círculo da Vida que eles mesmos descrevem como "uma coleção de construções sustentáveis ​​feitas para celebrar a arte, a natureza e a ciência. "
Através de um centro de aprendizado a ser feito em uma floresta mexicana, as pessoas poderiam participar e compreender a natureza em todos os seus processos, tanto de vida como de morte. E onde o local não será apresentando como uma proposta fechada, mas como um processo em crescimento natural.
Os sete passos do ciclo proposto são:
Encontrar e recolher árvores caídasConfeccionar produtos de madeiraUsar p…