Pular para o conteúdo principal

Atendimento : um gargalo em quase todos os setores

A internet veio agilizar uma série de situações na vida da gente hoje em dia. Tanto na construção civil como nas compras domésticas. É um comércio que vem crescendo e que em geral funciona bem. Em geral. Porque como todo comércio de compra e venda ele não foge das velhas e boas práticas do varejo.

E quais seriam? Atender bem o cliente. Os mais velhinhos vão lembrar daquela máxima que se dizia: o cliente sempre tem razão. E naquela época o cliente era o cara que pagava o produto ou serviço, o cliente final. Com as mudanças de paradigmas e novas teorias de qualidade o cliente foi se afastando dos olhos e vistas de muitas pessoas que trabalham nas empresas. E por incrível que pareça o atendimento foi piorando.
 Diria que hoje o atendimento no varejo é um dos gargalos de nossa economia. As empresas gastam milhões em qualidade do produto, em modernização dos meios de produção, em propaganda, em redes sociais....mas muitas vezes se esquecem de treinar pessoas. Não, não estou falando de treinamento de teoria. Estou falando da prática. Do olho no olho. Do cara que atende o cliente seja ao vivo, seja pelo telefone e consiga trazer uma solução eficaz para o problema do cliente. Nada do "vou estar encaminhando, senhor" ou "pedimos desculpas, senhora" mas sem que se resolva a contento.

Uma coisa básica e que não pode ser desconsiderada é que a pessoa que está em contato direto com o cliente representa a empresa. Não importa se seja um telefonista, um entregador, uma recepcionista, um estagiário. Não importa se é empregado ou terceirizado. Para o cliente aquela pessoa É a empresa. Aquela pessoa tem que estar consciente disso. Lição primária que parece cada vez mais esquecida. 

E para lembrar, cliente insatisfeito não apenas não retorna como espalha para mais dez pessoas. Dez? Isso antes da internet. Hoje o poder da insatisfação não tem limites. Treinar pessoas é um investimento barato e premente! 

O atendimento pela internet é ainda mais complexo. Pessoas compram pelo computador porque é cômodo. Sim. E porque não tem tempo de ir na loja física. Também. O que querem? Agilidade. E sem se incomodar. Canais de comunicação para resolução de eventuais problemas é fundamental. Mas canais ágeis, "real time".  E com pessoas treinadas e que consigam resolver ou pelo menos, dar informações relevantes. 

E com vocês? Tem sido diferente? Tem boas ou más experiências em atendimento direto? 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 ideias para adiantar o Natal

Quando tinha uns dez anos (faz tempo...) fiz um trabalho escolar de arte e propaganda. Minha ideia foi um Papai Noel adiantado, que vinha pela metade do ano para aproveitar um xis produto que não lembro qual era. Meu pai, como todo pai babão, super me elogiou e nunca esqueci por isso. Nem lembro a nota que tirei na escola. Naquela época, década de 60, o Natal começava em dezembro. Meados de dezembro. Quando eu iria imaginar que estava sendo profética e que talvez, daqui uns tempos, o Natal nem passe. Emende com outras festas. Agora já convive o tal de ralouin que é em outubro.



Natal me lembra luz. Um paradoxo entre verão, calor e imagens de muita neve e comidas quentes. Me lembra canela, bolachinhas alemãs que minha mãe fazia e que eu podia cortar as massinhas e ajudar a confeitar. Árvore sendo montada e presépio

Separei dez ideias que achei bem bacanas de enfeites e árvores que podem ser montadas de forma simples e bem criativa.


1- Do blog da Renata Tomagnini achei estas charmosas dob…

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Aproveitando nichos para decorar sua casa ou seu escritório. 

Veja algumas ideias interessantes de como fazer desde pequenos detalhes que enfeitam até aproveitamento de vãos que guardam objetos e auxiliam na organização.

Simplicidade:A elegância mora nos detalhes e na síntese. Um rasgo bem usado, sem maiores excessos, apenas salientado pelo uso de cor e pequeno detalhe em madeira. Atentem para a iluminação nas laterais e em como o rodapé acompanha o rasgo.

Como utilizar cortinas na decoração

Hoje temos postagem de convidados. O Cesar Fernandes da Tibério Construtora
vai nos falar sobre como utilizar cortinas na decoração.


Cortinas são fundamentais para diversos ambientes do seu lar. Além de transmitir uma sensação de amplitude ajudam a controlar a entrada de luz. E ainda dão um up no visual de qualquer ambiente. A decoração com cortinas pode parecer óbvia, mas é uma das formas mais práticas de renovar um ambiente.
Tamanho Para causar uma sensação de amplitude invista nas cortinas que começam pelo menos 15 cm antes da borda da janela e vão até o chão. Na verdade o tamanho vai depender muito do ambiente. Há casos em que pode-se usar todo o vão da parede. A altura que ela fica do piso da sua casa pode ser de sua escolha mas como o objetivo é dar um ar de maior extensão para a parede, recomenda-se que fique junto ao piso. Leve em conta que há tecidos que podem encolher em lavagens. As vezes é melhor fazer um pouco maiores para que não fiquem pequenas na manutenção. 
CoresNão exis…

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

Organizar. Sempre um desafio na hora de planejar móveis e espaços. E um dos locais onde mais precisamos de locais coringas para guardar coisas são nas nossas cozinhas. 
Haja gavetas, nichos, cantinhos que podem ser aproveitados para os mais diversos usos. Separei algumas ideias para inspiração Aproveitando rodapés: Muitos colegas tem optado por fazer os rodapés de armários de cozinha em alvenaria e revestir a frente com pedras ou cerâmicas. É uma solução pratica principalmente pela limpeza e umidade. Mas se sobrar espaço e a opção for usar rodapés, eles podem ser usados para guardar várias coisas. (Confesso que não sei se são o melhor local para guardar vinhos, mas quem sabe...)   Porta trecos e panos de prato: Eles são super práticos porque aproveitam espaços pequenos e estreitos e guardam aquelas coisas meio feias quando ficam à vista. Não recomendo guardar panos de prato úmidos. E esse porta facas abaixo, ao lado do fogão, é super prático!  
Outro exemplo de aproveitamento de canto par…