Pavilhão une arte e arquitetura com técnica construtiva centenária

Fonte
Sabe aquelas obras que te fascinam pelo olhar? Estava pesquisando outra coisa e me deparei com essa "pilha de madeira" e TIVE que ir atrás! É um pavilhão permanente da obra da artista japonesa Toshiko Horiuchi, projeto de Tezuka Architects com a colaboração dos engenheiros estruturais da TIS & PARTNERS. Um verdadeira parque de divertimentos infantil tecido a mão!
Localizado em um local aberto, o Open-Air Museum Hakone, o pavilhão une arte e arquitetura com técnica construtiva centenária. Tenho certeza de que vão se apaixonar também por ele.
Fonte

A artista

Toshiko Horiuchi tece com as mãos a sua arte. As suas teias de malhas multicoloridas servem de suporte para crianças fazerem o que mais gostam: brincar! Penduradas nas estruturas, servem de balanços e criam formas lúdicas que encantam a todos.

Fonte
Fascinada pelos têxteis, a artista tinha vontade de mesclar sua arte na arquitetura, surgindo assim esse pavilhão que é formado por uma trama de peças de madeiras e abriga um universo mágico tecido a mão. 
Fonte
'Eu crio um espaço utilizando fibra têxtil e estrutura. É fascinante como as estruturas têxteis produzem formas muito diferentes a partir de diferentes tipos de material. A técnica de construção, o peso do fio e a gravidade trabalham em conjunto para criar as formas singulares." Toshiko Horiuchi

Fonte
Fonte
 E o resultado é realmente fascinante! Tem um quê de sustentabilidade afetiva porque nos remete às agulhas de Vós e Bisavós (e mais modernamente de mães mais antenadas às tendências da moda). Tem a magia de tecer e construir algo com as mãos, nessas épocas de tanta industrialização. Tem o presente e o passado juntos na utilização de técnicas construtivas locais de centenas de anos. Tem conteúdo, cultura e uma atividade que une prazer e arte. Quer mais? Veja então a descrição do projeto e construção do pavilhão abaixo.



Fonte

O PAVILHÃO

As técnicas da estrutura de madeira (não existem peças de metal as unindo) são baseadas nas milenárias técnicas usadas nos templos de madeira em Nara e Kyoto.  Com a correta manutenção, essas edificações podem ter uma vida útil de centenas de anos. 

(Veja AQUI um exemplo de templo sem pregos feito na China.)
Fonte

 


Hoje em dia pode-se contar com a ajuda de modernas técnicas de computação para projetar a estrutura. Com esses dados tornou-se mais fácil o corte das peças com precisão milimétrica. Foram erguidos com guindastes e os encaixes se ajustaram. Esse moderno meio de projeto e construção computacional, através de análises das variaveis da madeira, conseguiu provar que a antiga técnica usado pelo carpinteiros de 400 anos atrás era muito segura e sólida.





Architecture News Plus
Archdaily
Heavy industries 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

Não pude brincar com isso por ser menina, sabe o que?