Faça Bonito - Proteja nossas crianças e adolescentes

A maioria das pessoas que vai ler esse texto provavelmente não era nascida em 1973. Dois crimes chocaram a nação pela monstruosidade dos atos, pela idade das vítimas e principalmente pela impunidade dos prováveis culpados. Ficaram conhecidos como o Caso Araceli e Caso Ana Lídia. Duas meninas foram brutalmente seviciadas, estupradas e assassinadas. Os autores? Possíveis jovens que estariam acima das leis (era uma época de censura à imprensa e de ditadura militar). Por isso, em memória de Araceli, que foi morta em 18 de maio de 1973 foi criado o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00. 

Há 13 anos essa data é marcada por atos, por mobilizações, por debates, panfletagens e campanhas nos mais diversos meios de divulgação. 

Segundo o site Faça Bonito "a proposta do “18 DE MAIO” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual. "

"A violência sexual praticada contra a criança e o adolescente envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de geração, de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social e de condições econômicas. Nessa violação, são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais tanto pessoas e/ou redes utilizam crianças e adolescentes para satisfazerem seus desejos e fantasias sexuais e/ou obterem vantagens financeiras e lucros."

"Nesse contexto, a criança ou adolescente não é considerada sujeito de direitos, mas um ser despossuído de humanidade e de proteção. A violência sexual contra meninos e meninas ocorre tanto por meio do abuso sexual intrafamiliar ou interpessoal como na exploração sexual. Crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, por estarem vulneráveis, podem se tornar mercadorias e assim serem utilizadas nas diversas formas de exploração sexual como: tráfico, pornografia, prostituição e exploração sexual no turismo."


Vejam AQUI mais informações como sinais de alerta  e como denunciar.

Mais do que nunca é preciso que nossas crianças se sintam protegidas. Ontem mesmo soube de outro caso de menina de oito anos estuprada e morta em SP. Esse é um dos que aparecem. E os outros? E a violência de crianças tantas que são abusadas e vendidas em esquinas? Esse movimento é de toda a sociedade. Não importa nosso credo, nossa convicção política, nossa condição social. Todos somos pais, irmãos, amigos, parentes. Todos somos seres humanos que repudiamos a violência, principalmente contra seres indefesos. 

Nesse “18 de MAIO” FAÇAMOS BONITO na luta pelos direitos de crianças e adolescentes.
Veja aqui como ajudar
E AQUI sugestões de mobilizações

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

Não pude brincar com isso por ser menina, sabe o que?