MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Pequeno, pero destruidor

Acervo pessoal da Arquiteta
Um queijo suiço ??? Não, isso ERA um armário antes dos cupins se mudarem para ele. Esses bichinhos pequenos vão surgindo em bandos, principalmente nos dias quentes quando entram em bandos alados em janelas abertas e vão se infiltrando em madeiras moles, em papéis, em tudo o que a sua fome voraz achar por perto para comer. E destruir.
Acervo pessoal da arquiteta
Primeiro a gente vê as asinhas. Depois aquela poeira fina que são os dejetos da comilança. Depois os furinhos na madeira. E aí...já é tarde. A gente faz de tudo, tratamentos cupinicidas, se entope de veneno para ver se acaba com eles, mas é mais fácil acabar conosco e com a nossa saúde.


Por isso o cuidado com as janelas. Telas sempre e bastante pequenas para evitar que entrem. Fecha-las cedo porque em geral eles atacam no começo da noite, perto do entardecer dos dias quentes.


Usar madeiras nobres. E checar bem porque junto com as madeiras nobres sempre vem uma ripinha de madeira mole, e aí já viu, é a festa dos bichos. Usar madeiras que já venham tratadas.  


E se alguém souber de algum tratamento que não seja agressivo ao meio ambiente me avise...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros