Vamos pensar em saneamento ecológico?

poulição nas águas
Fonte
Praia...água limpa e areia branquinha....tudo de bom para podermos recuperar as energias...Só que não. Como assim? Super valorizamos nossas férias, nossas habitações à beira mar valem fortunas. A vinda de turistas é fonte de renda para os municípios à beira mar e...a poluição está acabando com tudo isso

Estaremos colhendo literalmente o esgoto que jogamos ao mar? O descuido com a preservação? A insânia de querer lucrar a todo custo, sem um planejamento e um respeito ao bem maior que queremos desfrutar: a natureza?

Praias sem sombra pela altura dos edifícios, sem condições de banho, viroses que assustam as pessoas e deixam locais, antes lotados, quase às moscas....

  • Causas: Principalmente o esgoto despejado sem tratamento nas praias, residências super lotadas no verão agravando o problema. Falando em português bem claro, jogamos nossas fezes na água onde vamos tomar banho. E colhemos exatamente o que plantamos.
  • Soluções: tratamento adequado do esgoto, exigência e fiscalização para que não ocorram ligações sanitárias inadequadas.
  • Agentes: poder público para exigir e fiscalizar. Arquitetos e engenheiros para projetar e seguir as normas técnicas nas edificações. Cidadão consciente para exigir, não poluir e fiscalizar. 
Preserve a água
Boas condições ambientais são responsabilidade de todos nós. E para os mais pragmáticos, não é coisa de gente eco chata. Isso afasta turistas, causa prejuízos financeiros no presente e mais ainda no futuro porque cria uma imagem de poluição e doenças que necessitará de muita propaganda para ser dissipada. Ou seja, é péssimo negócio. De qualquer ponto de vista.  

Abaixo um vídeo onde se mostra um módulo de saneamento ecológico em Paraty, no RJ. Uma solução interessante de Fossa Séptica e Fossa Verde para áreas que querem preservar sua qualidade de vida.  

O PRODUTO
O esgoto (fezes, urina e sabão), que polui a Natureza, pode ser transformado. Após tratamento, a água pode ser utilizada na irrigação de plantas, evaporando para fora do Sistema de Saneamento Ecológico e ajudando no processo de formação de chuvas.

A TRANSFORMAÇÃO
O tanque de evapotranspiração é uma caixa de alvenaria impermeável. Dentro dela acontecem três etapas:
1- Transformação (digestão anaeróbia) do esgoto em matéria orgânica;
2- A filtragem ocorre pela passagem de baixo para cima do esgoto por camadas de: entulho com pedras, seguido de brita e areia que estão dentro da caixa:
3- Finalmente na camada de terra fértil, as plantas absorvem a matéria orgânica e evaporam água formando nuvens.

E eles sugerem como podemos participar de um saneamento ecológico:
Não devemos jogar no vaso sanitário: papel higiênico, camisinha, absorvente íntimo, bituca de cigarro, etc. Não jogue óleo de cozinha usado e restos de alimentos na pia. Use a telinha de proteção para ralos e dê preferência aos produtos biodegradáveis. Faça a limpeza da caixa de gordura com regularidade.
Vamos colaborar?

Leia também:

Gostou? Tem alguma sugestão? 
Comenta e conta para a gente a sua opinião. 
Nos siga também nas redes sociais


Saneamento Ecológico Praia do Sono - Módulo Escola - OTSS/Fiocruz/FCT/Funasa from OTSS Bocaina on Vimeo.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros