Vamos pensar em saneamento ecológico?
Fonte |
Estaremos colhendo literalmente o esgoto que jogamos ao mar? O descuido com a preservação? A insânia de querer lucrar a todo custo, sem um planejamento e um respeito ao bem maior que queremos desfrutar: a natureza?
Praias sem sombra pela altura dos edifícios, sem condições de banho, viroses que assustam as pessoas e deixam locais, antes lotados, quase às moscas....
- Causas: Principalmente o esgoto despejado sem tratamento nas praias, residências super lotadas no verão agravando o problema. Falando em português bem claro, jogamos nossas fezes na água onde vamos tomar banho. E colhemos exatamente o que plantamos.
- Soluções: tratamento adequado do esgoto, exigência e fiscalização para que não ocorram ligações sanitárias inadequadas.
- Agentes: poder público para exigir e fiscalizar. Arquitetos e engenheiros para projetar e seguir as normas técnicas nas edificações. Cidadão consciente para exigir, não poluir e fiscalizar.
Abaixo um vídeo onde se mostra um módulo de saneamento ecológico em Paraty, no RJ. Uma solução interessante de Fossa Séptica e Fossa Verde para áreas que querem preservar sua qualidade de vida.
O PRODUTOE eles sugerem como podemos participar de um saneamento ecológico:
O esgoto (fezes, urina e sabão), que polui a Natureza, pode ser transformado. Após tratamento, a água pode ser utilizada na irrigação de plantas, evaporando para fora do Sistema de Saneamento Ecológico e ajudando no processo de formação de chuvas.
A TRANSFORMAÇÃO
O tanque de evapotranspiração é uma caixa de alvenaria impermeável. Dentro dela acontecem três etapas:
1- Transformação (digestão anaeróbia) do esgoto em matéria orgânica;
2- A filtragem ocorre pela passagem de baixo para cima do esgoto por camadas de: entulho com pedras, seguido de brita e areia que estão dentro da caixa:
3- Finalmente na camada de terra fértil, as plantas absorvem a matéria orgânica e evaporam água formando nuvens.
Não devemos jogar no vaso sanitário: papel higiênico, camisinha, absorvente íntimo, bituca de cigarro, etc. Não jogue óleo de cozinha usado e restos de alimentos na pia. Use a telinha de proteção para ralos e dê preferência aos produtos biodegradáveis. Faça a limpeza da caixa de gordura com regularidade.Vamos colaborar?
Leia também:
Gostou? Tem alguma sugestão?
Comenta e conta para a gente a sua opinião.
Nos siga também nas redes sociais
Comenta e conta para a gente a sua opinião.
Nos siga também nas redes sociais
Saneamento Ecológico Praia do Sono - Módulo Escola - OTSS/Fiocruz/FCT/Funasa from OTSS Bocaina on Vimeo.
Comentários
Postar um comentário
Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos