Master Class - Obra de mestre

Para iniciar o ano nada melhor que um projeto que reúna educação e um grande mestre. É o caso desse prédio educacional chinês.

A primeira coisa que me chamou a atenção nesse projeto foi sem dúvida a forma de seu telhado. Essa intrigada teia de madeiras interpostas me pegou visualmente só depois fui conferir de quem era o projeto. Pois é de um vencedor do Pritzker - o Nobel da Arquitetura. O chinês Wang Shu e sua esposa Lu Wenyu, do escritório Amateur Architecture Studio .

Esse projeto faz parte de uma série de prédios projetados pelo estúdio para o Campus Central da Academia de Arte da China, onde o mestre chefia o departamento de Arquitetura. Segundo o próprio Wang Shu, a sua ideia era expressar o espírito chinês nesse prédio.  

Há um interessante encaminhamento pelo prédio que vai levando os visitantes a descobrir espaços e se envolver com os espaços que reúnem uma mistura harmoniosa de modernas técnicas de construção com a tradicional cultura artesanal chinesa.

Talvez a melhor descrição do edifício venha de seu idealizador: 
 
"O prédio não é sobre a forma ou a forma: é sobre a descoberta. De uma camada para outra, oferece surpresas."
Seu primeiro trabalho depois da premiação do Pritzker, o prédio traz referências de sua obra anterior, mas é nos instigantes espaços que se descobrem ao caminhar por ele que o arquiteto mostra toda a sua maestria.




 Fonte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros