MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Sente na garrafa - 111 Navy Chair Emeco

Coca Cola Bottle 100
2015 é o ano em que se comemora o centenário da famosa e icônica garrafa da Coca Cola. Creio que poucos discordam que essa bebida é a própria imagem do século XX. Esteve nas mãos e bocas de quase todas as pessoas, famosas ou anônimas. Já falei que tive a oportunidade de ir na exposição que marcou essa comemoração aqui no Brasil. E há poucos dias atrás recebi o livro com uma coleção riquíssima da produção artística onde se usou a garrafa. A capa do livro e a imagem ao lado, em que mãos formam o contorno dão um exemplo de como essa embalagem se tornou parte de nosso imaginário. 

E ao ver a cronologia dos 100 anos da Coke Bottle me dei conta que não tinha falado em uma produto derivado dela. A 111 Navy Chair, lançada em 2010.
111 Navy Chair Emeco
A Navy Chair da Emeco é uma cadeira que foi produzida para a Marinha americana e pela sua forma, enxuta e funcional, se tornou um clássico. Pessoalmente a acho perfeita para ambientes de estilo fabril. Pois em 2010, a fabricante da cadeira, Emeco lança a 111. E leva esse nome porque usa 111 garrafas ( e mais alguns materiais) na sua composição. A ideia, estampada na figura abaixo, é usufrua, recicle e reuse.

111 Navy Chair Emeco

É uma maneira interessante de reaproveitar os resíduos de PET, gerando um novo material, usando ainda fibra de vidro para reforçar a estrutura da cadeira. Segundo o site da empresa o processo segue os seguintes passos: a) as garrafas são classificadas, trituradas e lavadas, b) o material resultante passa por um processo de torrefação patenteado para remover o conteúdo orgânico volátil, c) "os flocos são misturados com fibras de vidro e de cor não-tóxicos. Depois são derretidos e injetados em um molde que vai produzir a cadeira.
111 Navy Chair Emeco
Veja também a coleção Bottleware
111 Navy Chair Emeco
Vários exemplos do uso da cadeira Navy que tem variadas cores e fica super legal em vários ambientes.
111 Navy Chair Emeco
Veja AQUI o video do lançamento da 111 Navy Chair.
111 Navy Chair Emeco

Gostou? Conta para a gente a sua opinião. 

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros