O que é então Arquitetura?

Infográfico Arquitetura não usual
Volta e meia recebo um arquivo ou um link com construções digamos estranhas. Dentro dessa categoria podemos dividir em as que são impactantes e as bizarras. 

As impactantes são as que causam um estranhamento inicial mas perduram, seja pelo ineditismo seja pela relevância de sua concepção que foge à paradigmas da época. 

As bizarras são aquelas que independem de época, vão ser estranhas sempre.  
Por essa razão quando achei aquele infográfico ali em cima sobre construções não usuais, pensei ser interessante refletir sobre isso aqui. Há prédios e monumentos que foram considerados "mostrengos" na época de suas construções. Dois exemplos clássicos são a Torre Eiffel e o Centro Georges Pompidou em Paris. 

Torre Eiffel by  David Bank
 Na primeira década do s. XX, os parisienses expressaram insatisfação com a torre, que chegou a tal ponto que o governo desse uma ordem para sua demolição. Mas a sua grande e poderosa antena a salvou da destruição por causa de ondas de rádio alemãs na Primeira Guerra Mundial, que foi de grande ajuda para os Aliados.Fonte
Centro Georges Pompidou
Prédios mais feios de Paris: Na categoria dos prédios culturais, o campeão foi o ainda polêmico Centre Georges Pompidou (Beaubourg para os íntimos), cujos canos coloridos aparentes motivaram os votos de 22,7% dos entrevistados. Os entrevistados mais revoltados dispararam contra ele xingamentos engraçados como “arte intestinal”, “garagem horrorosa” ou “exemplo acabado do esnobismo do feio”. (Fonte)
Independente dessas opiniões, tanto a Torre Eiffel como o Centro Gerges Pompidou são construções relevantes, respondem à um significado de estilo e tecnologia que marcam épocas e são considerados sim Arquitetura. Ambos impactantes.

Mas o que devemos levar em conta para julgar uma obra como relevante em Arquitetura? Gosto pessoal é muito subjetivo. Podemos não gostar de um prédio e mesmo assim reconhecer a sua importância como obra arquitetônica. Ou vice versa, muitas vezes pessoas curtem obras que são pastiches ou cópias mal feitas de objetos ou outras construções.

Na verdade a crítica do espaço não é muito comum, pelo menos no Brasil. Temos poucas pessoas falando de espaço ou de Arquitetura nos meios de comunicação. Lógico que entre os profissionais há vários, estou falando de comunicação mais ampla, com o público leigo, falando de forma mais aberta e com mais conteúdo.


De maneira geral para se tecer uma análise com um pouco mais de conteúdo é preciso ir mais além do gosto pessoal. Ou da análise apenas visual. É preciso conhecer um pouco mais a respeito do objeto de nossa crítica. Com os meios de pesquisa hoje, é relativamente fácil saber quem fez o projeto e qual foi o conceito utilizado. Uma obra arquitetônica não caí de paraquedas em um terreno. Ou não deveria....Ela é resultado de um estudo que incluiu condicionantes locais, climáticos, históricos, culturais, de técnicas construtivas e da finalidade a que serve o prédio. O projeto, a forma é o resultado de tudo isso e mais um pouco. Normalmente entre a concepção original e a execução ocorrem algumas alterações. De repente aquilo que o arquiteto pensou não é possível de ser realizado na íntegra. Orçamento, questões técnicas, reformulação de ideias, tudo isso causa modificações no resultado final. Por isso um projeto "as built" (como foi construído) as vezes é bem diferente dos croquis originais. Para grandes obras, há escritórios e profissionais diferentes para etapas de concepção, detalhamento e construção. Quanto mais afinado um projeto desde a sua concepção, mais depurada será a construção. 

Um prédio bem definido, bem construído, com um significado de imitação de um objeto ou de outro prédio, será Arquitetura? As vezes poderá ser. Outras será construção. Outras ainda esculturas. Belas em forma, terríveis como prédios. O que é então Arquitetura? Deixo a construção deste significado também para cada um. Para mim é conceito realizado, seja em projeto e/ou execução. É a resposta à questões que incluem uso, simbolo, ambiente, custo e beleza. Refletir a respeito, tecer opinião com conhecimento e pesquisa é que fará com que nosso conhecimento sobre espaços se amplie além do gosto pessoal. 

Um artigo que pode te interessar para aprofundar o tema é :Teoria, história e crítica, e a prática de projeto (1)  de Edson Mahfuz

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Curta no Facebook  Assine no Flipboard


  
Imagens Pinterest

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros