Pular para o conteúdo principal

Sonho esculpido em castelos

Quando a gente vê um castelo de sonhos fica imaginando o que passou na cabeça de quem concebeu. No caso do Schloss Neuschwanstein
e dos vários castelos construídos por um único rei, nossa imaginação corre ainda mais solta. Quem era e como pensava esse homem?

"Desejo continuar sendo um eterno enigma para mim e para os outros."

Essa frase de Ludwig II, também chamado de o rei louco da Baviera talvez resuma o que ele foi. Um visionário? Um rei adiante do seu tempo que foi amado por seu povo? Um amante das artes, especialmente de Wagner? Um construtor adepto de modernas tecnologias? Um homem solitário e incompreendido?  

Foi para tentar entender um pouco mais de sua história que fui ao almoço Clio chamado Ludwig II: entre o sonho e o delírio. O professor Arthur Torelly Franco nos brindou com um panorama de sua vida e seus enigmas de personalidade.  

Enigmático, fascinante, estigmatizado, Ludwig II foi sem dúvida uma das mais carismáticas figuras do século XIX, porém considerado um louco por suas ideias corajosas. Neste Almoço Clio, o pesquisador Arthur Torelly Franco adentra o universo do rei da Baviera que deixou sua memória, sonhos e delírios esculpidos em castelos.


Na época de seu reinado ele gastou fábulas de dinheiro para construir castelos suntuosos. E mais que isso, castelos que uniam tecnologia e magia. Salas com rococós ricamente trabalhados convivem com encanamentos modernos e sistemas de aquecimento que não eram comuns naquela época. Alguns dizem que foi considerado louco e talvez assassinado em função dessa prodigalidade e manias estranhas. Hoje, passado uma centena de anos, suas obras são uma das maiores fontes de riquezas da Baviera....

Isso me faz pensar no valor simbólico da Arquitetura. No que a faz diferente e permanente. Confesso que meu viés pela felicidade das pessoas me faz pensar que se esse dinheiro fosse aplicado nas pessoas da época talvez fosse melhor: mais escolas, mais saúde, mais educação. Mas...um outro lado meu vê como uma pessoa ou pessoas com visões além do comum criam obras que transcendem ao tempo e acabam beneficiando as regiões a longo prazo. Julgar qual o melhor? Talvez não seja preciso. Deixemos que fique como enigma.


A gastronomia ficou a cargo dos chefs Leonardo Magni e Liliana Andriola e, como sempre, remetia à região e personagem tema do almoço.



A entrada foi Batatinhas assadas com obatza e chucrute.



O prato principal foi Spatzle com molho de mostarda e pernil de porco assado 



E a sobremesa um delicioso Bienenstich (bolo de amêndoas) 




Ludwig II

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Aproveitando nichos para decorar sua casa ou seu escritório. 

Veja algumas ideias interessantes de como fazer desde pequenos detalhes que enfeitam até aproveitamento de vãos que guardam objetos e auxiliam na organização.

Simplicidade:A elegância mora nos detalhes e na síntese. Um rasgo bem usado, sem maiores excessos, apenas salientado pelo uso de cor e pequeno detalhe em madeira. Atentem para a iluminação nas laterais e em como o rodapé acompanha o rasgo.

Transparência e estrutura em madeira na nova loja da Apple na Tailândia

Uma grande árvore em madeira cercada por um fechamento em vidro é a aparência da maior loja da Apple na Tailândia. Projetada pelo renomado estúdio de Foster + Partners foi inaugurada em julho de 2020, em plena pandemia.

Batizada de Apple Central World, a loja tem um diâmetro de 25 metros e sua forma foi gerada por uma curva de Bezier 360 °, uma curva paramétrica usada em computação gráfica. Veja AQUI mais detalhes de como foi feito.

Todos sabemos que a Apple segue o conceito de se diferenciar em inovação e as suas lojas representam esse modo de se posicionar no mercado. Na nova loja asiática são usados 1461 perfis de carvalho branco europeu no revestimento da coluna de suporte do telhado. 


A aparência interna é de um grande tronco que sustenta a copa de madeira em balaço. Uma escada de aço inoxidável serve de conexão para os andares. O prédio tem um fechamento totalmente envidraçado o que permite a visão da cidade e a transparência externa para quem vê o prédio que se mostra e convida ao…

Buhais Geology Park, inspiração em ouriços de 65 milhões de anos

O Buhais Geology Park é um local de magnífica importância pré-histórica e geológica, localizado nos Emirados Árabes Unidos. Há evidências científicas de que foi um mar cerca de 65 milhões de anos atrás. Para expor as coleções de fósseis marinhos e outros objetos relevantes da eras da Pedra, Bronze e Ferro, o escritório Hopkins Architects projetou cinco interessantes espaços circulares, interconectados e que servem para acomodar não apenas as áreas de exposição, mas também várias instalações para visitantes, entre elas um teatro e um café. 


Segundo o site dos arquitetos, a inspiração para a forma dos espaços de exposição foram os ouriços fossilizados. Para não causar muitos danos ao meio ambiente, as edificações "foram projetados como estruturas de concreto pré-fabricado e apenas tocam levemente o solo em discos de fundação de concreto armado in-situ."



As estruturas de concreto são revestidas com painéis de aço coloridos para se adequarem à paisagem. Estes painéis, que dão a ap…

Wave House, debruçada na encosta como ondas no mar

Por onde se olha só se vê "cachotinhos" na Arquitetura. Emoldurados com vários materiais, porta gigantesca, uma que outra mudança, mas na forma quase tudo igual. Cansa, né. Talvez por isso esse projeto todo personalizado tenha me chamado a atenção. É único. Não obedece muitas fórmulas, aproveita uma vista maravilhosa no Rio de Janeiro e se debruça sobre o mar como ondas, a sua inspiração. Projeto de Mareines Arquitetura e Patalano Arquitetura

Um terreno estreito e magnifico, um projeto que aproveita a vista e usa a complexidade da cobertura de vigas curvas de madeira laminada para proteção contra o sol. Pilares de aço galvanizado suportam as vigas. 


Os espaços internos se estendem por quatro pavimentos, belamente decorados e unidos por escadas e elevador, quase todos privilegiando a vista sobre o mar e garantindo a privacidade dos moradores.


Gosto das soluções arquitetônicas que realmente se debruçam sobre o programa, sobre o terrenos e os condicionantes e vai além da receita d…