Google Japão - tudo a ver com a cultura local

Vamos combinar que lugar de trabalho não precisa ser sisudo e chato, ainda mais quando se trata de uma empresa de tecnologia. Foi por isso que o projeto da Google no Japão me chamou a atenção. Foi pensado exatamente para não ser um local chato, mas sim um ambiente que transmitisse inovação mas mantivesse um contato com a cultura local. Aliás, esse conceito quase sempre gera bons resultados. 
Projeto do escritório KDa  foi marcado por um zoneamento em cores e caráter distintos que marcam as funções e encaminham as pessoas, funcionários e visitantes, pelos ambientes do escritório, fazendo com que possam entender o espaço e se orientar por ele. Foram usadas referências da cidade de Tóquio, como as paredes de blocos perfurados, que delimitam os espaços de reuniões e/ou encontros mais informais. 

Referências da cultura local foram usadas nas paredes, através de designs de superfícies tradicionais e contemporâneo japoneses. É fantástico ver como eles combinaram em criar um ambiente super moderno e dinâmico. Cada espaço foi pensado com referências da cultura, para resgatar e sacramentar o local onde estão inseridas. Mas tudo isso sem deixar de mostrar o olhar do futuro. E juntado às cores da empresa e suas representações.

 
As áreas de lazer, as de trabalho, os sanitários, todos guardam uma coerência de conceito, embora mostrem imagens e cores vibrantes e contrastantes.

Gosto dessa mescla de tradicional com o contemporâneo. Da mistura da tradição e cultura do local com a vibração da cultura cosmopolita e globalizada. Não podemos viver isolados em um mundo como o de hoje. Mas justamente por esse mundo estar tão conectado se faz mister ter uma cara própria. Oferecer o mesmo não é competir com inteligência. Oferecer personalidade sim.  
 Fontes

 http://klein-dytham.com/interior/google-japan-1/

 http://klein-dytham.com/interior/google-japan-phase-2/

Leia mais sobre escritórios interessantes
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros