MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Google Japão - tudo a ver com a cultura local

Vamos combinar que lugar de trabalho não precisa ser sisudo e chato, ainda mais quando se trata de uma empresa de tecnologia. Foi por isso que o projeto da Google no Japão me chamou a atenção. Foi pensado exatamente para não ser um local chato, mas sim um ambiente que transmitisse inovação mas mantivesse um contato com a cultura local. Aliás, esse conceito quase sempre gera bons resultados. 
Projeto do escritório KDa  foi marcado por um zoneamento em cores e caráter distintos que marcam as funções e encaminham as pessoas, funcionários e visitantes, pelos ambientes do escritório, fazendo com que possam entender o espaço e se orientar por ele. Foram usadas referências da cidade de Tóquio, como as paredes de blocos perfurados, que delimitam os espaços de reuniões e/ou encontros mais informais. 

Referências da cultura local foram usadas nas paredes, através de designs de superfícies tradicionais e contemporâneo japoneses. É fantástico ver como eles combinaram em criar um ambiente super moderno e dinâmico. Cada espaço foi pensado com referências da cultura, para resgatar e sacramentar o local onde estão inseridas. Mas tudo isso sem deixar de mostrar o olhar do futuro. E juntado às cores da empresa e suas representações.

 
As áreas de lazer, as de trabalho, os sanitários, todos guardam uma coerência de conceito, embora mostrem imagens e cores vibrantes e contrastantes.

Gosto dessa mescla de tradicional com o contemporâneo. Da mistura da tradição e cultura do local com a vibração da cultura cosmopolita e globalizada. Não podemos viver isolados em um mundo como o de hoje. Mas justamente por esse mundo estar tão conectado se faz mister ter uma cara própria. Oferecer o mesmo não é competir com inteligência. Oferecer personalidade sim.  
 Fontes

 http://klein-dytham.com/interior/google-japan-1/

 http://klein-dytham.com/interior/google-japan-phase-2/

Leia mais sobre escritórios interessantes
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros