Uma escola para estimular a criatividade



Que tal um espaço todo rico e uma proposta de interação e estímulo à criatividade em uma escola. Pois essa é a tônica nessa escola na Suécia. 


Ela em nada lembra as rígidas salas com hierarquias e parecem mais com modernos ambientes do vale do silício, de onde saem os programas e ideias que vem mudando nosso modo de viver.

Os espaços propiciam o encontro, as chamadas "zonas de colaboração, casas-dentro-casas, e uma série de outros recursos que são destinados a promover "a curiosidade e a criatividade." O projeto do arquiteto Rosan Bosch incentiva tanto o estudo solitário como o em grupo e cada peça é pensada para ajudar os estudantes a aprenderem. Além da concepção do espaço, a escola não separa os alunos por idade, mas por nível de aprendizado.

Quem me deu a dica sobre elas foi o colega Wagner Gonzales. 

Tudo bem, vão dizer: ah! Mas é na Suécia e lá é primeiro mundo, eles são lindos, diferentes, tem outra cultura. Mas juro que ele não tem a mesma criatividade que nós temos como cultura. E porque então não apostar em projetos locais que estimulem nossas crianças a exercer o que temos de tão bom que é a nossa capacidade de criar ? Espaços ricos não precisam ser caros. Mobílias podem ser recicladas, veja um belo exemplo AQUI. Ao invés de ficarmos só suspirando pelo mundo de acolá, vamos criar o nosso aqui e dar para as nossas crianças um belo presente: locais para estimular sua imensa vontade de aprender. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros