Brasil ganha inédito Leão de Ouro na Bienal de Veneza. Saiba mais

 
Pavilhão Brasil Bienal de Veneza 2023 foto divulgação

O Pavilhão Brasileiro "Terra" conquistou um inédito Leão de Ouro de Melhor Participação Nacional na 18ª Bienal de Arquitetura de Veneza de 2023. A curadoria foi dos arquitetos Gabriela de Matos e Paulo Tavares que são também pesquisadores com uma abordagem transversal que abrange raça, gênero, pedagogia e culturas visuais

Partindo de uma reflexão entre o Brasil de ontem, o de hoje e aquele porvir, a mostra coloca a terra no centro do debate tanto como poética quanto elemento concreto no espaço de exposição. A exposição demonstra que terras indígenas e quilombolas são os territórios mais preservados do Brasil, e assim aponta para um futuro pós-mudanças climáticas. 

Gabriela de Matos e Paulo Tavares

A intervenção vencedora na 18ª Bienal de Arquitetura de Veneza "propõe repensar o passado para projetar futuros possíveis, destacando atores esquecidos pelos cânones arquitetônicos, em diálogo com a curadoria da edição, O Laboratório do Futuro". 

O pavilhão inteiro foi aterrado para colocar o público em contato direto com a tradição dos territórios indígenas e quilombolas, além dos terreiros de candomblé. Elementos de habitações populares brasileiras estão presentes na mostra já na entrada no pavilhão brasileiro, em contraste com os traços modernistas do prédio.

A exposição, intitulada “Terra”, tem como objetivo questionar a história normativa da arquitetura e lançar luz sobre práticas espaciais que há muito tempo são invisíveis. Os curadores se concentram em maneiras ancestrais de lidar com a terra, buscando possibilidades mais justas e completas para o presente e o futuro. A exposição aborda questões relacionadas ao solo e ao território, propondo uma abordagem entre temas de reparação e decolonialidade com tópicos mais amplos, como descarbonização e meio ambiente. O edifício do pavilhão é transformado em uma instalação com uma cerca Sankofa na fachada e tecidos feitos pelos tecelões Alaká no interior. O piso do edifício foi coberto com terra, transformando-o em uma espécie de quintal: um convite para os visitantes pisarem em solo comum.

Sankofa é uma palavra na língua Twi de Gana que se traduz em “olhar para o passado para informar o futuro”. É frequentemente associada ao provérbio: “Não é errado voltar atrás para buscar o que foi esquecido”. O símbolo em si é representado por um coração estilizado ou por um pássaro com a cabeça virada para trás enquanto seus pés estão voltados para frente carregando um ovo precioso em sua boca. Sankofa foi adotado como um símbolo importante no contexto afro-americano e da diáspora africana para representar a necessidade de refletir sobre o passado para construir um futuro bem-sucedido .

No contexto do pavilhão brasileiro na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023, a cerca Sankofa é um dos elementos que redefinem o edifício como parte de uma instalação site specific projetada pelos curadores. 

site specific : interferência no uso do espaço de maneira tal que as pessoas que o usam sejam mais que espectadoras do trabalho, elas devem participar ativamente da proposta do artista.

A Bienal de Arquitetura de Veneza é um dos maiores eventos de design e arquitetura do mundo. O tema de 2023 é "O Laboratório do Futuro" e tem como objetivo olhar para o passado, para a nossa ancestralidade, para construir um futuro mais justo e igualitário. A escolha foi pelo fato de a África ser o berço da humanidade.

A exposição internacional tem curadoria da arquiteta Lesley Lokko e terá foco na África e sua diáspora, abordando questões históricas, econômicas, climáticas e políticas. A exposição adota o conceito de “mudança” como seu pilar essencial e traz 89 participantes, sendo mais da metade da África ou da diáspora africana.

A Bienal convida profissionais de diferentes áreas criativas a extrair ideias e experimentar novos futuros. Além disso, o programa será apoiado pelo chamado Carnival, uma série de seis meses de eventos, palestras, painéis de discussão, filmes e apresentações que aprofundarão os temas tratados na Bienal de Arquitetura de Veneza.

Passeie pelo pavilhão brasileiro neste vídeo curto.

Veja a cerimônia de premiação da Bienal de Veneza. A participação do Brasil está em 1:05:00 do vídeo.


Leia mais em

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros