Casa Caldera - mescla cultura local no seu projeto e execução

Uma casa em pleno deserto no Arizona que se integre à paisagem e ofereça local de descanso para seus habitantes foi o pedido para o estúdio DUST e resultou na Casa Caldera.


Para conciliar esta dualidade vida ao ar livre e repouso, os projetistas foram em busca de um conceito organizador muito usado na história desse lugar, o  Zaguan. 

Um zaguan é, em termos genéricos, um espaço coberto localizado nas casas , geralmente ao lado da porta. 1 Nesse sentido, tem um significado semelhante ao vestíbulo . É um elemento de passo, sem caráter de moradia . No México, a palavra zaguán designa a grande porta ou portão que dá acesso a um prédio da rua. 2 Fonte




Foram usadas grandes portas de metal que abertas deixam o espaço coberto em contato direto com a natureza, fornecendo a iluminação e ventilação natural.  E fechadas garantem a segurança necessária à uma casa. Uma solução que garante versatilidade em um local de clima desértico. 




A estrutura é feita comuma variação do concreto, o lavacrete. Este material foi desenvolvido por Paul Schwam, sendo usado na arquitetura da região. É composto por uma mistura de escória vermelha, uma rocha de lava pulverizada, cimento e água que forma um material semi-fluido autossustentável que é compactado em formas semelhantes à taipa. O resultado é que a casa se mescla à paisagem de maneira harmoniosa. 
Nos dias frios a casa é aquecida por uma lareira. E nos dias quentes se consegue um clima mais fresco através do deslocamento do ar pelo Zaguan e pela espessura das paredes. As esquadrias pequenas, tradicionais em climas quentes, ajudam para que se minimize o calor solar. 

Como fica em um local mais afastado o abastecimento de água é feito por um poço e a energia solar garante a eletricidade básica. 

Fotos : © Jeff Goldberg, © Cades Hayes, DUST ™ © Gabriel Flores


Gostou? Compartilhe em suas redes sociais
Nos siga também nos outros canais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest
snapchat: arqsteinleitao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros