Publicidade

Postagem em destaque

10 Lições que aprendi na faculdade de Arquitetura

Recebo algumas correspondências falando de como os leitores gostaram dessa ou de outra postagem aqui do blog. E sempre fico super feliz! É ...

2017/11/09

Espaços sagrados - transformando capela em escritório

Não deixa de ser peculiar se fazer uma relação entre os espaços sagrados de cada época. E aqui não vou entrar no aspecto religião, mas nos prédios que resultam de cada prioridade das sociedades. Muito já se estudou sobre o papel dos templos na história e da enorme demanda de recursos e tempo que geravam. Não é sem uma ponta de ironia que vejo este projeto do Architects Bureau Klaarchitectuur transformando um antigo prédio histórico tombado em Sint-Truiden (Bélgica), a capela de Waterhond, em seu escritório. E a ponta de ironia é constatar que muitas das maiores realizações arquitetônicas de nossa época contemplam justamente prédios de escritórios que celebram o trabalho como força propulsora de crescimento em nossas sociedades. 
A capela é dos meados do século XVI e foi originalmente um celeiro. Mais tarde foi transformado em capela, escola de música e tribunal. Nas últimas três décadas estava sem ocupação. 
 
Como todo prédio considerado como de valor histórico deve manter suas características preservadas, o projeto de ampliação do escritório se pautou pelos conceitos de "atemporalidade e percepção". Os espaços e materiais foram respeitados e mantidos para que os visitantes possam usufruir de sua história. 

Funcionalmente foram criadas uma caixa de vidro interno que acomoda o local de trabalho e um pavimento superior que abriga o espaço de exposições. As funções de apoio foram alocadas em uma construção nova, anexa à capela original, mas escondida dos olhos. Para efeito de projeto se mantém a forma da capela antiga que se revela em suas novas funções a quem entra no seu interior.

Fonte





  

Fonte
Fotos : site dos arquitetos

Gostou? Tem alguma sugestão?

Comenta e conta para a gente a tua opinião.
Nos siga também nas redes sociais


Comentários
0 Comentários

0 Opiniões:

Publicidade

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More