Espaços sagrados - transformando capela em escritório

Não deixa de ser peculiar se fazer uma relação entre os espaços sagrados de cada época. E aqui não vou entrar no aspecto religião, mas nos prédios que resultam de cada prioridade das sociedades. Muito já se estudou sobre o papel dos templos na história e da enorme demanda de recursos e tempo que geravam. Não é sem uma ponta de ironia que vejo este projeto do Architects Bureau Klaarchitectuur transformando um antigo prédio histórico tombado em Sint-Truiden (Bélgica), a capela de Waterhond, em seu escritório. E a ponta de ironia é constatar que muitas das maiores realizações arquitetônicas de nossa época contemplam justamente prédios de escritórios que celebram o trabalho como força propulsora de crescimento em nossas sociedades. 
A capela é dos meados do século XVI e foi originalmente um celeiro. Mais tarde foi transformado em capela, escola de música e tribunal. Nas últimas três décadas estava sem ocupação. 
 
Como todo prédio considerado como de valor histórico deve manter suas características preservadas, o projeto de ampliação do escritório se pautou pelos conceitos de "atemporalidade e percepção". Os espaços e materiais foram respeitados e mantidos para que os visitantes possam usufruir de sua história. 

Funcionalmente foram criadas uma caixa de vidro interno que acomoda o local de trabalho e um pavimento superior que abriga o espaço de exposições. As funções de apoio foram alocadas em uma construção nova, anexa à capela original, mas escondida dos olhos. Para efeito de projeto se mantém a forma da capela antiga que se revela em suas novas funções a quem entra no seu interior.

Fonte





  

Fonte
Fotos : site dos arquitetos

Gostou? Tem alguma sugestão?

Comenta e conta para a gente a tua opinião.
Nos siga também nas redes sociais


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros