Publicidade

Postagem em destaque

10 Lições que aprendi na faculdade de Arquitetura

Recebo algumas correspondências falando de como os leitores gostaram dessa ou de outra postagem aqui do blog. E sempre fico super feliz! É ...

2015/08/15

Fórum Online (e gratuito) de Arquitetura na América Latina

A Arquitetura é uma atividade fascinante e muitas pessoas se encantam com ela. Os que a fazem e os que a usam. Mas nem sempre ela é conhecida e debatida com profundidade o que faz com que muitos imaginem que um projeto se resume à plantas ou que um arquiteto faz fachadas. E mesmo os que dela tem um conhecimento um pouco mais profundo, carecem de fóruns que debatam a pluralidade e produção de uma arquitetura que nem sempre está nos holofotes das notícias e premiações mundiais. É isso que se propõem a fazer no FOAAL 2015 (Fórum Online de Arquitetura na América Latina) que vai se realizar em setembro de 2015, que vai reunir arquitetos de renome em um fórum aberto e gratuito. 

Como apoio integralmente este tipo de iniciativa abro o espaço aqui do blog para a divulgação deste Fórum que debate a Arquitetura Latino Americana.

O que: 

O Fórum Online de Arquitetura na América Latina se coloca como instrumento de valorização, difusão e fomento ao debate da produção arquitetônica latino-americana. A internet é um dos meios mais eficazes de disseminação do conhecimento e a proposta de realização de um Fórum online internacional sobre arquitetura surge em um contexto que a América Latina tem sido reconhecida internacionalmente pelas boas práticas de arquitetura e desenho urbano.

Quando:

Nos dias 8 a 15 de setembro de 2015.  

Como:


Por meio de vídeo palestras e debates ao vivo mediados por críticos e editores de importantes revistas e portais de arquitetura da América Latina. O Fórum é um evento livre organizado por um grupo de arquitetos independentes ligados direta ou indiretamente à docência e a instituições de ensino superior.

Eixos temáticos :


  • Interiores e Humanização
  • Arquitetura e Identidade
  • Centralidades e Urbanidade
  • Periferias e Inclusão. 
"Os temas serão abordados por arquitetos e urbanistas de diversos países latino-americanos como Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Argentina, Peru e México. Todas as palestras e debates serão transcritos, formatados e diagramados pelos alunos das universidades parceiras, editadas pelo professor Fernando Lara e publicadas em meio digital pela editora Nhamerica."

Inscrições e informações

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do FOAAL 2015:
Maiores informações podem ser obtidas em:

Organizadores

Coordenação Geral: Arquiteto e Urbanista Ms. Oliveira Júnior (IESP)
Coordenação Tecnológica: Arquiteto e Urbanista Alan Araújo (Projeto ACG)
Coordenação Científica: Arquiteto e Urbanista Ms. Pedro Rossi (IESP)
Arquiteto e Urbanista Ms. Daniel Celegatti (Facisa)
Editor: Arquiteto e Urbanista PhD. Fernando Lara (University of Texas)
Colaboradores: Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo Thálita Zavaski (Unipê)
Acadêmico de Jornalismo Vítor Nery (UFPB)

Deixo mais um pouco do release para quem quiser aprofundar a leitura e as motivações de tão importante e relevante evento.

Ao longo do século XX, a América Latina manteve uma estreita relação de submissão ao pensamento arquitetônico moderno oriundo dos países centrais, em especial aos da Europa e aos Estados Unidos. A dependência cultural do “establishment” arquitetônico mundial foi responsável por décadas de isolamento intelectual entre os arquitetos latino-americanos. As limitadas condições de transporte e de comunicação também corroboraram para a ausência de diálogos transversais neste território.

O final do século XX, marcado por uma profunda mudança nas ferramentas de informação e comunicação e pela popularização do transporte aéreo, facilitou a articulação do debate e a difusão da produção arquitetônica da América Latina.

A maneira como os arquitetos locais se apropriaram dos cânones da arquitetura moderna mundial, incorporando as características peculiares do lugar no discurso das suas obras, despertou o interesse e o reconhecimento internacional pelos países centrais do ocidente.

Diante do cenário que se descortina para a arquitetura na América Latina percebe-se que o debate é o viés mais significativo para consolidar uma arquitetura divergente, com discurso subversivo de libertação cultural, que possibilite a emersão das várias facetas da nossa pluralidade de identidades.

É na efervescência deste contexto que o Fórum Online de Arquitetura na América Latina, utilizando de plataforma virtual e redes de comunicação online, pretende amplificar o alcance e as transversalidades do debate sobre a produção contemporânea dos arquitetos latino-americanos, envolvendo nomes com destacada produção arquitetônica na América Latina, desde profissionais consagrados até novíssimos arquitetos.

Comentários
0 Comentários

Publicidade

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More