Publicidade

Postagem em destaque

10 Lições que aprendi na faculdade de Arquitetura

Recebo algumas correspondências falando de como os leitores gostaram dessa ou de outra postagem aqui do blog. E sempre fico super feliz! É ...

2014/07/25

Requalificação de bairro urbano ganha prêmio de sustentabilidade - Rhome for denCity

O projeto vencedor do Europe Solar Decathlon 2014 é uma concepção de recuperação urbana para a cidade de Roma. O Rhome for denCity, da equipe de estudantes da Universita Studi Di Delgi Roma Tre, lança o olhar para uma área menos nobre da cidade e propõe a sua renovação baseados em seis "Rs" (Re-densificar, Re-qualificar, Relacionar, Reduzir, Re-naturalizar e Re-energizar), princípios que podem ser usados em qualquer outra cidade.  
Fonte
"O principal objetivo do Rhome for denCity é o adensamento de assentamentos urbanos; trabalhando em lotes vagos da cidade, de qualquer centro da cidade ou nos subúrbios e ao mesmo tempo melhorar a mobilidade sustentável na área metropolitana de Roma."
Fonte
Re-densificar o padrão urbano
A proposta é aumentar a sustentabilidade da área urbana pelo aumento do núemro de edifícios no mesmo lote, e trazendo com isso uma série de vantagens como a possibiloidade de melhorar o transporte público porque, segundo eles, alta densidade incentivam a centralizacão de atividades e com isso diminui o uso de transporte individual. E eles se dirigem para áreas que agregam trabalhadores temporários, imigrantes e casais mais jovens. Nessa proposta são incentivadas as áreas para pedestres e ciclistas. 


 Re-qualificar 
A ideia é que o bairro seja renovado levando em conta princípios de sustentabilidade, principalmente em relação à padrões de energia e  espaços públicos, promovendo uma harmonia entre espaços construídos e abertos. 
Relacionar 
Incentivar e priorizar locais de encontro onde a comunidade possa se relacionar é de fundamental importância, assim como incentivar e facilitar a ligação desses bairros com a cidade e sua história. 
Fonte
Reduzir o consumo de energia 
Conhecer o clima da região e usar de meios arquitetônicos em que a edificação favoreça a economia energética é um dos princípios da proposta. No caso romano, a estratégia básica é relacionada à prevenção de calor. E para controlar a irradiação solar, usa-se a inércia térmica e sua dissipação aproveitando a mudança de temperatura entre o dia e a noite. 
Re-naturalizar 
Reforçar a presença do verde e seu contato com os habitantes. Não apenas do ponto de vista humano e psicológico mas principalmente do bioclimático. 
Equipes de estudantes no Decathlon
Re-energizar 
A sugestão é uma construção híbrida que combine inércia térmica com sistemas ativos (com base nos padrões europeus e italianos de desempenho exigidos) para a produção de energia solar, decorrentes de tecnologias ativas. O uso de fontes de energia renováveis ​​devem ser utilizados para satisfazer as necessidades domésticas (de controle de clima, água quente e eletricidade para outros fins). A energia produzida por cada unidade única poderia satisfazer as necessidades de toda a área urbana. Por exemplo, poderia ser usada em veículos eléctricos.



ROME from SD Europe on Vimeo.

Fonte: site da equipe

Veja AQUI outro concorrente que ficou em terceiro lugar

Comentários
0 Comentários

0 Opiniões:

Publicidade

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More