Publicidade

Postagem em destaque

10 Lições que aprendi na faculdade de Arquitetura

Recebo algumas correspondências falando de como os leitores gostaram dessa ou de outra postagem aqui do blog. E sempre fico super feliz! É ...

2014/05/02

Gastronomia responsável e eco restaurante feito com container

Atitudes e escolhas responsáveis fazem cada vez mais parte não apenas dos sonhos, mas do cotidiano das pessoas que se preocupam com o planeta e o meio ambiente. E consigo mesmos. Em 2011 mostrei aqui no blog esse exemplo de restaurante temporário sustentável .

Achei interessante resgatar esse exemplo para mostrar como a Arquitetura pode responder aos desafios de se aliar ao movimento de uma gastronomia responsável como a proposta pela Fundação Boticário que defende alguns pilares como: "Uso de ingredientes orgânicos, de produtos regionais, de espécies que não estejam em extinção e sem desperdício"

Green house

O Joost Greenhouse  é uma proposta de restaurante temporário que promove técnicas de construção e processos operacionais sustentáveis e que foi inaugurado em Melbourne, Austrália, no inicio de 2011. A ideia é que mantenha sua linha básica na tournée por várias cidades do mundo, sofrendo as adaptações que os locais exijam. (fonte

Desde aquela época já achava esse restaurante super interessante pela estrutura rápida de ser montada, relativamente barata e pela proposta de usar o cultivo das ervas e ingredientes como parte da arquitetura.

Logo abaixo separei uma receita das varias que existem no site (veja AQUI). Como adoro berinjelas, elas foram escolhidas para exemplo. 

Green house
Green house
Lasanha de berinjela

INGREDIENTES
Duas berinjelas médias sem casca cortadas em fatias
250 g de massa  cozida de lasanha integral
300 g de queijo mussarela ralado
Molho à bolonhesa

MODO DE PREPARO

Em um refratário, coloque um pouco do molho e monte as camadas de massa, berinjelas (coloque as berinjelas na água fervente por 3 minutos), molho e queijo ralado. Terminado com o queijo, leve ao forno para gratinar.


Quer saber mais sobre gastronomia responsável? Leia este artigo AQUI e veja no infográfico abaixo. 



Comentários
0 Comentários

0 Opiniões:

Publicidade

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More