Pavilhão em madeira para sentir o ambiente

Tem muito arquiteto que saí da faculdade almejando construir mega prédios. E esquece que boa arquitetura se revela muitas vezes em construções simples e feitas com maestria. Me lembro de um conselho de um ex-sócio quando eu reaprendia a dirigir: O grande segredo de dominar um carro é saber manobra-lo devagar. Eu completaria: um dos segredos da boa arquitetura é fazer pequenas obras e bem.

Essa introdução é para apresentar esse projeto de pavilhões em madeira feitos na Holanda para um Museu de História Natural pelo Studio Makkink & Bey

"O objetivo do museu é ajudar as pessoas a experimentar coisas novas no ambiente local e na paisagem da província." Objetivo maravilhoso!




Bonito ver as pessoas se apropriando das estruturas que são abertas e os mantém conectados à natureza local. Através de vários prédios e pontes feitos em madeira as pessoas podem conhecer mais a fauna e flora local, passeando por trilhas e ocupando os espaços que são compartilhados com as plantas e bichos locais. 


Os prédios não apenas se mesclam à paisagem como brincam com formas como casas, mas que não são abertas para seres humanos que apenas a podem espreitar, já que são habitat de plantas e animais, formando para eles uma espécie de esconderijo e local onde podem fazer seus ninhos com segurança.

.
A ponte encaminha os passos de quem vai aprender a respeitar o que a Natureza constrói. 
A torre das abelhas, uma espécie de observatório da importância da apicultura local é tratada com inspirada nas torres de sal que foram importantes fontes econômicas da região. Através da interação com as abelhas e sua laboriosa atividade, as pessoas se conscientizam da importância delas para o equilíbrio natural. E da extrema necessidade de sua preservação como espécie.
A vegetação no entorno foi escolhida para reduzir predadores das abelhas.
Adorei! Já tinha mostrado mais exemplos de mirantes e estruturas em madeira para apreciar a natureza AQUI e AQUI. E outro exemplo AQUI de um jardim botânico.

Fonte e fotos www.studiomakkinkbey.nl


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros