Quando o clima muda, quem cuida de quem envelhece?

Imagem
Gosto de caminhar pelas ruas de minha cidade. Moro há 50 anos nesta Porto que já foi mais alegre. Envelheci caminhando pelas lombas e ruas que eram corredores verdes, luta de quem subia em árvores e das pessoas que se reuniam aos vizinhos para lutar pelo seu entorno. A cidade também envelheceu. As concepções urbanas de conquistas ambientais meio que se perdem na memória dos transeuntes apressados. Dizer um bom dia já causa mais espanto que sorrisos. Todos correm na cidade que acumula poças de água em dias de chuva cada vez mais frequentes. E podas cada vez mais catastróficas. Temo imaginar como será no verão.  Pelo que leio dos verões em outros hemisférios, há cada vez mais ondas extremas. Fico imaginando onde encontrar sombras, cada vez mais escassas. Assim como bancos públicos, sem falar das calçadas com seus  desníveis conhecidos, aqueles que a gente aprende a evitar depois de alguns tropeços. Imagine os novos. Aqueles consertos de empresas, meio mal feitos, que logo são de...

Pavilhão em madeira para sentir o ambiente

Tem muito arquiteto que saí da faculdade almejando construir mega prédios. E esquece que boa arquitetura se revela muitas vezes em construções simples e feitas com maestria. Me lembro de um conselho de um ex-sócio quando eu reaprendia a dirigir: O grande segredo de dominar um carro é saber manobra-lo devagar. Eu completaria: um dos segredos da boa arquitetura é fazer pequenas obras e bem.

Essa introdução é para apresentar esse projeto de pavilhões em madeira feitos na Holanda para um Museu de História Natural pelo Studio Makkink & Bey

"O objetivo do museu é ajudar as pessoas a experimentar coisas novas no ambiente local e na paisagem da província." Objetivo maravilhoso!




Bonito ver as pessoas se apropriando das estruturas que são abertas e os mantém conectados à natureza local. Através de vários prédios e pontes feitos em madeira as pessoas podem conhecer mais a fauna e flora local, passeando por trilhas e ocupando os espaços que são compartilhados com as plantas e bichos locais. 


Os prédios não apenas se mesclam à paisagem como brincam com formas como casas, mas que não são abertas para seres humanos que apenas a podem espreitar, já que são habitat de plantas e animais, formando para eles uma espécie de esconderijo e local onde podem fazer seus ninhos com segurança.

.
A ponte encaminha os passos de quem vai aprender a respeitar o que a Natureza constrói. 
A torre das abelhas, uma espécie de observatório da importância da apicultura local é tratada com inspirada nas torres de sal que foram importantes fontes econômicas da região. Através da interação com as abelhas e sua laboriosa atividade, as pessoas se conscientizam da importância delas para o equilíbrio natural. E da extrema necessidade de sua preservação como espécie.
A vegetação no entorno foi escolhida para reduzir predadores das abelhas.
Adorei! Já tinha mostrado mais exemplos de mirantes e estruturas em madeira para apreciar a natureza AQUI e AQUI. E outro exemplo AQUI de um jardim botânico.

Fonte e fotos www.studiomakkinkbey.nl


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

DIREITO À PAISAGEM

Processo da Arquitetura

Cortina verde na fachada