Bleu, A Liberdade é Azul

O azul é uma cor introspectiva. Está associado ao mundo masculino em certas culturas, mas também à uma certa melancolia. Não é a toa que foi usado nesse filme magnifico da trilogia das cores com uma associação à liberdade, mas uma liberdade que também significa desapego, solidão.
 
Segundo a Wikipédia, "o azul é uma das três cores-luz primárias, e cor-pigmento secundária, resultado da sobreposição dos pigmentos ciano e magenta. Seu comprimento de onda é da ordem de 455 a 492 nanômetros do espectro de cores visíveis e costuma estar associado à frieza, depressão, monotonia. E, por isso mesmo, também à paz, à ordem, à harmonia. Entre os matizes, é o menos expansivo e forte aos olhos. Sinônimos: cerúleo, cárdeo, celeste, azulado, safira. O azul estimula a criatividade. "

Eu tenho uma certa relutância em usa-lo. Coisa minha. O azul me parece uma cor fria, ela me passa um quê de estar "indoor". Como pessoalmente sou uma pessoa tímida, muito zen, com uma forte tendência a me bastar, se eu me cercar de muito azul corro o risco de acentuar essas características. Melhor então me encher dos amarelos, dos verdes, dos tons quentes!
Mas é óbvio que a especifico para alguns clientes. O azul acalma. E acalma tanto que me lembro de uma história que ouvi numa palestra de uma profissional super agitada. Ela usou um azul lindo no seu quarto, justamente para aguçar seu lado calmo. O ambiente ficou tão maravilhosamente calmo, que ela não queria mais sair de dentro....

Enfim, nada deve ser exagerado na vida. O segredo talvez esteja justamente na dosagem. Mesclar tons e fazer o azul sobressair sutilmente. Prezar a liberdade, mas não deixar de se apegar, de se envolver, de se doar e receber.

Alles OK, já dizia a dona de uma pensão em Munique onde vi pela vez primeira a neve! Alles blue pensei comigo. Tudo azul sempre significou que tudo está bem, no lugar certo, afinal azul é o céu, azul é o mar, azul é o sonho, azul é se deixar ser.
Azul é a liberdade. E a liberdade é aprender a escolher entre ir e ficar. Ou os dois. E que as nossas escolhas não nos façam tão doloridos, mas que nos deixem uma sensação de leveza e harmonia.

Leia mais sobre CORES AQUI
Fotos Pinterest

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros