DDP - fórmula do sucesso

Estive em São Paulo (depois de 15 anos!) para participar de um evento cujo foco era Vida Saudável. Assistimos uma palestra do Dr. Carlos Scherr sobre Mitos e Verdades sobre Alimentação e a apresentação da Ana Paula Castello Branco sobre o lançamento do Projeto Mães + Amigas.  
Vou me deter nas minhas conclusões sobre o tema. Depois da primeira palestra nos reunimos, os blogueiros do Viva Positivamente e os blogueiros da área de saúde e batemos um papo descontraído sobre nossas experiências, especialmente focadas na área da saúde e trabalho móvel. Gente, achei super interessante como podemos sintetizar em uma fórmula três pilares fundamentais para o sucesso de nossas metas, seja ter uma vida saudável, seja trabalhar em nossos projetos. 

DDP=Sucesso
D de Disciplina - Não existe muito atalho não. Tudo o que quisermos fazer empreender na vida nos exige alguma disciplina. Seja para manter o foco no trabalho em casa trabalhando estilo home office, seja para conseguir trabalhar em meio às interrupções em um escritório normal, seja para adquirir e manter bons hábitos de alimentação e atividade física, apenas a resolução não adianta...

D de Diversidade - Como arquiteta fiquei escutando as experiências das pessoas sobre seu local de trabalho. E todos relataram um ponto em comum: necessidade de diversidade. Quem trabalha em casa sente falta da presença de pessoas. Quem trabalha com pessoas sente falta de um tempo sozinho. Precisamos da diversidade em nossas vidas, somos gregários mas necessitamos filtrar nossas interações em nossa cabeça para formarmos a nossa visão - e contribuição de mundo. Com a alimentação também não é diferente. Muito sal pode ser tão ruim como nada de sal. Muito exercício pode ser tão prejudicial como nada de atividade física. O segredo está na diversidade equilibrada.

P de Prazer - Há muitos anos li um livro de um psiquiatra (Roberto Freire) chamado "Sem tesão não há solução". Quem não leu, recomendo. Vou repetir aqui uma frase do livro: "Saúde, para mim, é harmonia. Harmonia produz beleza que, por sua vez, criaria a necessidade do retorno da pessoa à harmonização de sua vida física, psicológica e emocional." Sem esse tesão essencial pelas coisas, não conseguimos chegar àquele estágio onde as coisas acontecem naturalmente. Uma frase do Dr, Carlos Scherr também resume muito disso : "Prevenção não é punição". Já li também em algum lugar que um dos sintomas da doença é a falta de criatividade, a desvontade de fazer. A morte seria a desvontade de viver. 
grupo de blogueiros com o Dr. Carlos Scherr
Então como unir essa fórmula do sucesso? (Deixem explicar que sou radicalmente contra fórmulas, isso foi uma brincadeira para chamar a atenção sobre as minhas conclusões e sínteses do evento).

Assim colocada parece fácil. Prazer todos nós sabemos o que é. Aquilo que nos ilumina, nos faz brilhar, que fazemos de graça. Bacana. Todo mundo então faz tudo com prazer? Não. Aí entram os condicionantes sociais dos deveriam, da culpa, da falta de preparo para ter realmente uma vida saudável. Falei disso AQUI. Diversidade também é figurinha fácil no nosso mundo de hoje. cheio de estímulos. Será? Deixar o trabalho urgente e ir andar na rua. Trocar o elevador pela escada hoje e ir a pé ao trabalho amanhã. Sair do hábito. Provar uma salada diferente para sentir gostos diferentes. Deixar a dieta no fim de semana porque é bom comer uma pizza cheia de queijo. Ou trocar essa pizza de todo o sábado por uma sopa porque a alegria de se sentir mais magra pode ser maior. Diversidade é diferir. É pensar diferente sobre o mesmo. É exercitar outro olhar, outro espaço, outro hábito. 

E a disciplina? Essa é o ponto mais chatinho. Para mim é. Sou meio anarquista, o prazer vem antes. E tenho um agravante: não pratiquei esportes. O esporte é um excelente modo de fomentar disciplina nas pessoas. Exército é outro (cá entre nós, homem que serviu é outra história...). Então tenho um método meu: Uso uma relação custo-benefício. O custo compensa o beneficio? Abrir mão da batatinha frita (e de outras frituras) compensa a calça de número menor? Sim! Então fora batatinhas (que eram um de meus maiores prazeres culinários). Fazer Pilates compensa o custo financeiro e a preguiça de levantar? Sim! Então já mantenho essa prática há mais de seis anos (um recorde em atividades físicas para mim). Ou seja, é preciso unir esse tripé para que as coisas funcionem bem e sejam duráveis. Falo sobre meus projetos de mudanças de hábitos AQUI (as resoluções de fim de ano que levei a termo) e o meu projeto Idosa Gostosa Aqui
E onde eu já constatava que...

  Igual a um projeto em que o tempo e a constância aprimoram as ideias. Focar, focar, focar. E ir em frente. E um ingrediente fundamental em todo projeto: prazer. Sem prazer trabalho é sinônimo de cansaço. Com prazer trabalho passa a ser recreação.
Estilo Ipanema: viva com saúde sem abrir mão do prazer #SaudeNasRedes

Leia mais... Estilo Ipanema: viva com saúde sem abrir mão do prazer #SaudeNasRedes | A Vida Como A Vida Quer (@avidaquer)
Estilo Ipanema: viva com saúde sem abrir mão do prazer #SaudeNasRedes

Leia mais... Estilo Ipanema: viva com saúde sem abrir mão do prazer #SaudeNasRedes | A Vida Como A Vida Quer (@avidaquer)
Estilo Ipanema: viva com saúde sem abrir mão do prazer #SaudeNasRedes

Leia mais... Estilo Ipanema: viva com saúde sem abrir mão do prazer #SaudeNasRedes | A Vida Como A Vida Quer (@avidaquer)

Comentários

  1. Adorei a fórmula Elenara. Meu problema é a disciplina :(

    ResponderExcluir
  2. O meu também, por isso trabalho mais nele...
    Adorei teu comentário aqui. beijos

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Luciana, também gostei muito da tua postagem, compartilhei em varias redes sociais. Grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Cara Elenara,

    disciplina, diversidade e prazer! Grande receita...

    Como muitos, a disciplina me pega, mas a fórmula é tão boa que admite algumas variações. No meu angu tem pouco deste ingrediente, mas o resultado confere, no meu entender, sucesso é ter amigos como você!

    Abração!

    ResponderExcluir
  5. A reciproca é mais que verdadeira, é fundamental. Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros