Pular para o conteúdo principal

DDP - fórmula do sucesso

Estive em São Paulo (depois de 15 anos!) para participar de um evento cujo foco era Vida Saudável. Assistimos uma palestra do Dr. Carlos Scherr sobre Mitos e Verdades sobre Alimentação e a apresentação da Ana Paula Castello Branco sobre o lançamento do Projeto Mães + Amigas.  Os textos Viva com saúde sem abrir mão do prazer e Estilo Ipanema falam com maestria sobre o que ouvimos ontem e sobre os palestrantes, especialmente o Dr. Carlos.
Vou me deter nas minhas conclusões sobre o tema. Depois da primeira palestra nos reunimos, os blogueiros do Viva Positivamente e os blogueiros da área de saúde e batemos um papo descontraído sobre nossas experiências, especialmente focadas na área da saúde e trabalho móvel. Gente, achei super interessante como podemos sintetizar em uma fórmula três pilares fundamentais para o sucesso de nossas metas, seja ter uma vida saudável, seja trabalhar em nossos projetos. 

DDP=Sucesso
D de Disciplina - Não existe muito atalho não. Tudo o que quisermos fazer empreender na vida nos exige alguma disciplina. Seja para manter o foco no trabalho em casa trabalhando estilo home office, seja para conseguir trabalhar em meio às interrupções em um escritório normal, seja para adquirir e manter bons hábitos de alimentação e atividade física, apenas a resolução não adianta...

D de Diversidade - Como arquiteta fiquei escutando as experiências das pessoas sobre seu local de trabalho. E todos relataram um ponto em comum: necessidade de diversidade. Quem trabalha em casa sente falta da presença de pessoas. Quem trabalha com pessoas sente falta de um tempo sozinho. Precisamos da diversidade em nossas vidas, somos gregários mas necessitamos filtrar nossas interações em nossa cabeça para formarmos a nossa visão - e contribuição de mundo. Com a alimentação também não é diferente. Muito sal pode ser tão ruim como nada de sal. Muito exercício pode ser tão prejudicial como nada de atividade física. O segredo está na diversidade equilibrada.

P de Prazer - Há muitos anos li um livro de um psiquiatra (Roberto Freire) chamado "Sem tesão não há solução". Quem não leu, recomendo. Vou repetir aqui uma frase do livro: "Saúde, para mim, é harmonia. Harmonia produz beleza que, por sua vez, criaria a necessidade do retorno da pessoa à harmonização de sua vida física, psicológica e emocional." Sem esse tesão essencial pelas coisas, não conseguimos chegar àquele estágio onde as coisas acontecem naturalmente. Uma frase do Dr, Carlos Scherr também resume muito disso : "Prevenção não é punição". Já li também em algum lugar que um dos sintomas da doença é a falta de criatividade, a desvontade de fazer. A morte seria a desvontade de viver. 
grupo de blogueiros com o Dr. Carlos Scherr
Então como unir essa fórmula do sucesso? (Deixem explicar que sou radicalmente contra fórmulas, isso foi uma brincadeira para chamar a atenção sobre as minhas conclusões e sínteses do evento).

Assim colocada parece fácil. Prazer todos nós sabemos o que é. Aquilo que nos ilumina, nos faz brilhar, que fazemos de graça. Bacana. Todo mundo então faz tudo com prazer? Não. Aí entram os condicionantes sociais dos deveriam, da culpa, da falta de preparo para ter realmente uma vida saudável. Falei disso AQUI. Diversidade também é figurinha fácil no nosso mundo de hoje. cheio de estímulos. Será? Deixar o trabalho urgente e ir andar na rua. Trocar o elevador pela escada hoje e ir a pé ao trabalho amanhã. Sair do hábito. Provar uma salada diferente para sentir gostos diferentes. Deixar a dieta no fim de semana porque é bom comer uma pizza cheia de queijo. Ou trocar essa pizza de todo o sábado por uma sopa porque a alegria de se sentir mais magra pode ser maior. Diversidade é diferir. É pensar diferente sobre o mesmo. É exercitar outro olhar, outro espaço, outro hábito. 

E a disciplina? Essa é o ponto mais chatinho. Para mim é. Sou meio anarquista, o prazer vem antes. E tenho um agravante: não pratiquei esportes. O esporte é um excelente modo de fomentar disciplina nas pessoas. Exército é outro (cá entre nós, homem que serviu é outra história...). Então tenho um método meu: Uso uma relação custo-benefício. O custo compensa o beneficio? Abrir mão da batatinha frita (e de outras frituras) compensa a calça de número menor? Sim! Então fora batatinhas (que eram um de meus maiores prazeres culinários). Fazer Pilates compensa o custo financeiro e a preguiça de levantar? Sim! Então já mantenho essa prática há mais de seis anos (um recorde em atividades físicas para mim). Ou seja, é preciso unir esse tripé para que as coisas funcionem bem e sejam duráveis. Falo sobre meus projetos de mudanças de hábitos AQUI (as resoluções de fim de ano que levei a termo) e o meu projeto Idosa Gostosa Aqui
E onde eu já constatava que...

  Igual a um projeto em que o tempo e a constância aprimoram as ideias. Focar, focar, focar. E ir em frente. E um ingrediente fundamental em todo projeto: prazer. Sem prazer trabalho é sinônimo de cansaço. Com prazer trabalho passa a ser recreação.
Estilo Ipanema: viva com saúde sem abrir mão do prazer #SaudeNasRedes

Leia mais... Estilo Ipanema: viva com saúde sem abrir mão do prazer #SaudeNasRedes | A Vida Como A Vida Quer (@avidaquer)
Estilo Ipanema: viva com saúde sem abrir mão do prazer #SaudeNasRedes

Leia mais... Estilo Ipanema: viva com saúde sem abrir mão do prazer #SaudeNasRedes | A Vida Como A Vida Quer (@avidaquer)
Estilo Ipanema: viva com saúde sem abrir mão do prazer #SaudeNasRedes

Leia mais... Estilo Ipanema: viva com saúde sem abrir mão do prazer #SaudeNasRedes | A Vida Como A Vida Quer (@avidaquer)

Comentários

  1. Adorei a fórmula Elenara. Meu problema é a disciplina :(

    ResponderExcluir
  2. O meu também, por isso trabalho mais nele...
    Adorei teu comentário aqui. beijos

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Luciana, também gostei muito da tua postagem, compartilhei em varias redes sociais. Grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Cara Elenara,

    disciplina, diversidade e prazer! Grande receita...

    Como muitos, a disciplina me pega, mas a fórmula é tão boa que admite algumas variações. No meu angu tem pouco deste ingrediente, mas o resultado confere, no meu entender, sucesso é ter amigos como você!

    Abração!

    ResponderExcluir
  5. A reciproca é mais que verdadeira, é fundamental. Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 ideias de almofadas e afins para gateiros

Festas....fiquei aqui arquitetando postagens bem suaves e lindas para esses momentos. Hoje resolvi brindá-los com 10 adoráveis ideias para almofadas, pesos de porta, mobiles e outras utilidades para amantes de gatos.

Nós, os gateiros, somos uma população em ascensão no mundo. Esses seres peludos, cheios de personalidade e amor próprio nos arrebatam. Adoramos mimá-los. E eles adoram que a gente os mime....uma parceria perfeita

1- Petit Pois e gatos. Uma dupla perfeita. Ambos sempre elegantes e cheios de charme! 
2- Mobile. Adoro! Mesmo já crescida, acho que não precisam ser só adorno de quartos infantis (meu lado criança, fazer o que????). Esse aí de cima, por exemplo, achei um mimo. 
3- Quem não ia querer entrar nessa casa tão felinamente convidativa??? Quero um para a minha porta! 
4- Patchwork e gatos!!! Tudo a ver também. lembra borralho, fogo, casa da vó e tudo isso lembra aconchego. E nada mais aconchegante que a figura de um gato, pachorrento, deitado ao pé do fogo. (Gateiros enten…

13 ideias para quem ama gatos

Há pouco passou uma sexta feira. Era 13. Gosto das sextas feiras. Gosto do 13. Gosto dos gatos. Gosto dos gatos pretos, esses que tanto foram perseguidos como companheiros de bruxas.

Gatos são da casa -repetem como mantra os que não conhecem os gatos. Os gatos são deles mesmos. E de quem os conquistar. Ou de quem eles resolverem amar. 

Amor de gato é diferente do amor de cão. E não menos dramático. Gatos não toleram atrasos. Não aceitam menos que a nossa entrega. De preferência sem muito chamego, a não ser na hora que desejam. 

Gatos são hedonistas por natureza. Existem para viver com languidez e serem acariciados. Mimados. Paparicados. Gatos são aristocratas. Mesmo que revirem latas de lixo. 

Desconfiem da humildade felina. Ao primeiro toque de boa vida, se tornam preguiçosamente orgulhosos.   
“Um gato vive um pouco nas poltronas, no cimento ao sol, no telhado sob a lua. Vive também sobre a mesa do escritório, e o salto preciso que ele dá para atingi-la é mais do que impulso para a cultu…

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

Organizar. Sempre um desafio na hora de planejar móveis e espaços. E um dos locais onde mais precisamos de locais coringas para guardar coisas são nas nossas cozinhas. 
Haja gavetas, nichos, cantinhos que podem ser aproveitados para os mais diversos usos. Separei algumas ideias para inspiração Aproveitando rodapés: Muitos colegas tem optado por fazer os rodapés de armários de cozinha em alvenaria e revestir a frente com pedras ou cerâmicas. É uma solução pratica principalmente pela limpeza e umidade. Mas se sobrar espaço e a opção for usar rodapés, eles podem ser usados para guardar várias coisas. (Confesso que não sei se são o melhor local para guardar vinhos, mas quem sabe...)   Porta trecos e panos de prato: Eles são super práticos porque aproveitam espaços pequenos e estreitos e guardam aquelas coisas meio feias quando ficam à vista. Não recomendo guardar panos de prato úmidos. E esse porta facas abaixo, ao lado do fogão, é super prático!  
Outro exemplo de aproveitamento de canto par…

Como utilizar cortinas na decoração

Hoje temos postagem de convidados. O Cesar Fernandes da Tibério Construtora
vai nos falar sobre como utilizar cortinas na decoração.


Cortinas são fundamentais para diversos ambientes do seu lar. Além de transmitir uma sensação de amplitude ajudam a controlar a entrada de luz. E ainda dão um up no visual de qualquer ambiente. A decoração com cortinas pode parecer óbvia, mas é uma das formas mais práticas de renovar um ambiente.
Tamanho Para causar uma sensação de amplitude invista nas cortinas que começam pelo menos 15 cm antes da borda da janela e vão até o chão. Na verdade o tamanho vai depender muito do ambiente. Há casos em que pode-se usar todo o vão da parede. A altura que ela fica do piso da sua casa pode ser de sua escolha mas como o objetivo é dar um ar de maior extensão para a parede, recomenda-se que fique junto ao piso. Leve em conta que há tecidos que podem encolher em lavagens. As vezes é melhor fazer um pouco maiores para que não fiquem pequenas na manutenção. 
CoresNão exis…