Igrejas russas em madeira

Author: Andrey Udalov (Moscow) 

Esses dias me deparei com essas imagens de antigas igrejas russas em madeira, verdadeiras relíquias. 


Fui atrás do link. Deparei com um trabalho de resgate muito bonito com fotos de Richard Davies

Ele foi atrás do estado das igrejas que tinham sido fotografadas no início dos anos 1900 por  Ivan Yakovlevich Bilibin, um artista consagrado na Rússia, que tinha alertado apara o estado desse patrimônio  :



. "O estado das igrejas é mais lamentável Nas mãos de pessoas não-civilizados, eles estão a ser vandalizados ao ponto de destruição ou estão em ruínas com" restauração ", a ponto de ser irreconhecível ".
 

Foi assim, vendo aquela beleza que Richard Davies resolveu verificar, cem anos depois, o estado dessas construções. Segundo o site do autor, muitas igrejas se perderam, apodreceram, foram atingidas por raios, pela falta de manutenção e uma até atingida por um trator. 

Mas nem tudo está perdido. Algumas dessas igrejas, na ilha Kizhi, foram consideradas patrimônio da Humanidade pela Unesco e estão recebendo um trabalho de restauro que pode ser conferido aqui.


Pelas fotos abaixo e no site do autor das fotos, pode-se ver a riqueza construtiva. Algumas apenas com encaixes, sem parafusos ou pregos.Leia mais sobre a Arquitetura dessas igrejas AQUI.

O requinte, a beleza, o cuidado com as formas, usando a madeira, nos saltam aos olhos e se transformam em pura poesia, um verdadeiro encontro com o Divino, papel afinal de todo templo.





 Abaixo algumas fotos do trabalho de restauro do prédio da Igreja da Transfiguração que é, segundo a Wikipédia, "o ponto mais marcante do Patrimômio de Kizhi. Esta construção de 1714 possui 22 domos em sua cobertura, e uma grande iconóstase, tela de madeira coberta com retratos religiosos, adornado em ouro. Por ocasião da restauração do prédio, esta iconóstase estará em Petrozavodsk até o término dos trabalhos (provavelmente em 2014, época do 300º aniversário da igreja). A torre da Igreja da Transfiguração possui cerca de 37 metros de altura, tornando-a uma das estruturas eclesiásticas mais altas no mundo."





 Site do Museu
Passeio virtual

Comentários

  1. Admiro sua dedicação e interesse por sua profissão

    ResponderExcluir
  2. Obrigada José Antonio. O amor pelo que se faz é um dos privilégios na vida. Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros