Pular para o conteúdo principal

Igrejas russas em madeira

Author: Andrey Udalov (Moscow) 

Esses dias me deparei com essas imagens de antigas igrejas russas em madeira, verdadeiras relíquias. 


Fui atrás do link. Deparei com um trabalho de resgate muito bonito com fotos de Richard Davies

Ele foi atrás do estado das igrejas que tinham sido fotografadas no início dos anos 1900 por  Ivan Yakovlevich Bilibin, um artista consagrado na Rússia, que tinha alertado apara o estado desse patrimônio  :



. "O estado das igrejas é mais lamentável Nas mãos de pessoas não-civilizados, eles estão a ser vandalizados ao ponto de destruição ou estão em ruínas com" restauração ", a ponto de ser irreconhecível ".
 

Foi assim, vendo aquela beleza que Richard Davies resolveu verificar, cem anos depois, o estado dessas construções. Segundo o site do autor, muitas igrejas se perderam, apodreceram, foram atingidas por raios, pela falta de manutenção e uma até atingida por um trator. 

Mas nem tudo está perdido. Algumas dessas igrejas, na ilha Kizhi, foram consideradas patrimônio da Humanidade pela Unesco e estão recebendo um trabalho de restauro que pode ser conferido aqui.


Pelas fotos abaixo e no site do autor das fotos, pode-se ver a riqueza construtiva. Algumas apenas com encaixes, sem parafusos ou pregos.Leia mais sobre a Arquitetura dessas igrejas AQUI.

O requinte, a beleza, o cuidado com as formas, usando a madeira, nos saltam aos olhos e se transformam em pura poesia, um verdadeiro encontro com o Divino, papel afinal de todo templo.





 Abaixo algumas fotos do trabalho de restauro do prédio da Igreja da Transfiguração que é, segundo a Wikipédia, "o ponto mais marcante do Patrimômio de Kizhi. Esta construção de 1714 possui 22 domos em sua cobertura, e uma grande iconóstase, tela de madeira coberta com retratos religiosos, adornado em ouro. Por ocasião da restauração do prédio, esta iconóstase estará em Petrozavodsk até o término dos trabalhos (provavelmente em 2014, época do 300º aniversário da igreja). A torre da Igreja da Transfiguração possui cerca de 37 metros de altura, tornando-a uma das estruturas eclesiásticas mais altas no mundo."





 Site do Museu
Passeio virtual

Comentários

  1. Admiro sua dedicação e interesse por sua profissão

    ResponderExcluir
  2. Obrigada José Antonio. O amor pelo que se faz é um dos privilégios na vida. Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós !

Postagens mais visitadas deste blog

10 ideias de almofadas e afins para gateiros

Festas....fiquei aqui arquitetando postagens bem suaves e lindas para esses momentos. Hoje resolvi brindá-los com 10 adoráveis ideias para almofadas, pesos de porta, mobiles e outras utilidades para amantes de gatos.

Nós, os gateiros, somos uma população em ascensão no mundo. Esses seres peludos, cheios de personalidade e amor próprio nos arrebatam. Adoramos mimá-los. E eles adoram que a gente os mime....uma parceria perfeita

1- Petit Pois e gatos. Uma dupla perfeita. Ambos sempre elegantes e cheios de charme! 
2- Mobile. Adoro! Mesmo já crescida, acho que não precisam ser só adorno de quartos infantis (meu lado criança, fazer o que????). Esse aí de cima, por exemplo, achei um mimo. 
3- Quem não ia querer entrar nessa casa tão felinamente convidativa??? Quero um para a minha porta! 
4- Patchwork e gatos!!! Tudo a ver também. lembra borralho, fogo, casa da vó e tudo isso lembra aconchego. E nada mais aconchegante que a figura de um gato, pachorrento, deitado ao pé do fogo. (Gateiros enten…

13 ideias para quem ama gatos

Há pouco passou uma sexta feira. Era 13. Gosto das sextas feiras. Gosto do 13. Gosto dos gatos. Gosto dos gatos pretos, esses que tanto foram perseguidos como companheiros de bruxas.

Gatos são da casa -repetem como mantra os que não conhecem os gatos. Os gatos são deles mesmos. E de quem os conquistar. Ou de quem eles resolverem amar. 

Amor de gato é diferente do amor de cão. E não menos dramático. Gatos não toleram atrasos. Não aceitam menos que a nossa entrega. De preferência sem muito chamego, a não ser na hora que desejam. 

Gatos são hedonistas por natureza. Existem para viver com languidez e serem acariciados. Mimados. Paparicados. Gatos são aristocratas. Mesmo que revirem latas de lixo. 

Desconfiem da humildade felina. Ao primeiro toque de boa vida, se tornam preguiçosamente orgulhosos.   
“Um gato vive um pouco nas poltronas, no cimento ao sol, no telhado sob a lua. Vive também sobre a mesa do escritório, e o salto preciso que ele dá para atingi-la é mais do que impulso para a cultu…

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

Organizar. Sempre um desafio na hora de planejar móveis e espaços. E um dos locais onde mais precisamos de locais coringas para guardar coisas são nas nossas cozinhas. 
Haja gavetas, nichos, cantinhos que podem ser aproveitados para os mais diversos usos. Separei algumas ideias para inspiração Aproveitando rodapés: Muitos colegas tem optado por fazer os rodapés de armários de cozinha em alvenaria e revestir a frente com pedras ou cerâmicas. É uma solução pratica principalmente pela limpeza e umidade. Mas se sobrar espaço e a opção for usar rodapés, eles podem ser usados para guardar várias coisas. (Confesso que não sei se são o melhor local para guardar vinhos, mas quem sabe...)   Porta trecos e panos de prato: Eles são super práticos porque aproveitam espaços pequenos e estreitos e guardam aquelas coisas meio feias quando ficam à vista. Não recomendo guardar panos de prato úmidos. E esse porta facas abaixo, ao lado do fogão, é super prático!  
Outro exemplo de aproveitamento de canto par…

Mobiles, com ar de carnaval e fantasia

"Tanto riso, oh quanta alegria"....cantava essa música nos carnavais de antigamente lembrando dos Pierrots e Arlequins que brincavam no salão. E vendo esse mobile não pude deixar de sorrir e imaginar que gostaria de ter um assim no meu quarto, marcando a época dos confetes e serpentinas. 

Longe se vai o tempo em que pulava nos salões, em que saia na avenida de cidades do interior em blocos, em que ficava vidrada na frente da TV assistindo os desfiles de escolas de samba. Mas ainda muito me agrada as cores, a possibilidade de fantasia, do brincar, do poder ser algo diferente nem que se seja por uns dias.
E porque não trazer para dentro de casa essa fantasia em forma de mobile? Reuni alguns lindos que, com boa intenção e paciência, podem ser feitos em casa. Cor, movimento, criatividade. Eis a receita.
Pode deixar sair a poesia, pode reunir retalhos ou balas e guloseimas. O que importa é a brincadeira. Como no carnaval. 
Estrelas do céu enfeitam a vida das estrelas da terra. Amei …