Publicidade

Postagem em destaque

10 Lições que aprendi na faculdade de Arquitetura

Recebo algumas correspondências falando de como os leitores gostaram dessa ou de outra postagem aqui do blog. E sempre fico super feliz! É ...

2011/07/24

Coleta do lixo em Porto Alegre


Foto: Ricardo Giusti/PMPA
Estamos em plena vigência da nova coleta de lixo orgânico em Porto Alegre feita por meio de containeres. Meu bairro, que é central, fez parte da etapa inicial e posso então opinar e contar o que venho observando. Em primeiro lugar devo comentar que Porto Alegre já foi uma cidade bem mais limpa uns anos atrás, mesmo com a coleta normal, mas isso a custa de garis que faziam a varrida cotidiana e pesadas multas para quem colocasse o lixo em horários não permitidos. Já tenho observado que os Porto Alegrenses não gostam muito de proibições e reclamaram um monte sobre as multas. Bom, ultimamente a cidade tinha piorado bastante na limpeza e toda iniciativa que a melhore tem meu aplauso. 
Os containeres são interessantes, colocados em uma vaga de carro em ruas que assim o permitem. Nas outras fica na calçada, como na minha, que tem proibição de estacionar em certas horas. Esses dias vi o caminhão que recolhe o lixo em ação: braços mecânicos recolhem o container, despejam o lixo e o recolocam no lugar. Muito rápido, aparentemente muito limpo.


Já ouvi muita reclamação: ocupa espaço de vagas de estacionamento, tem que atravessar a rua para colocar o lixo (quando é mão única), os catadores de papel abrem com facilidade e jogam o lixo para fora, as pessoas colocam o lixo seco (que é recolhido duas vezes por semana no meu bairro) ao lado, atrapalham a acessibilidade nas calçadas. Mas também ouvi parabéns. E creio que as pessoas a favor são a maioria e se acostumar com o seu uso é uma questão de tempo e educação. 


Foto: Ricardo Giusti/PMPA
Pessoalmente acho que o lixo deveria ser taxado como em alguns países. Ter uma cota para descarte e se passar daí, paga caro. Para a gente repensar o que consome  e optar por menos. menos embalagem, menos descarte impensado, mais reciclagem. Infelizmente a educação urbana passa muito pelo bolso, enquanto deveria passar pelo respeito e consciência cidadã.

Comentários
2 Comentários

2 Opiniões:

Nem me fale....isso que Porto Alegre é pioneira na coleta seletiva no Brasil e é tida como uma cidade com população culta....

Publicidade

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More