Coleta do lixo em Porto Alegre


Foto: Ricardo Giusti/PMPA
Estamos em plena vigência da nova coleta de lixo orgânico em Porto Alegre feita por meio de containeres. Meu bairro, que é central, fez parte da etapa inicial e posso então opinar e contar o que venho observando. Em primeiro lugar devo comentar que Porto Alegre já foi uma cidade bem mais limpa uns anos atrás, mesmo com a coleta normal, mas isso a custa de garis que faziam a varrida cotidiana e pesadas multas para quem colocasse o lixo em horários não permitidos. Já tenho observado que os Porto Alegrenses não gostam muito de proibições e reclamaram um monte sobre as multas. Bom, ultimamente a cidade tinha piorado bastante na limpeza e toda iniciativa que a melhore tem meu aplauso. 
Os containeres são interessantes, colocados em uma vaga de carro em ruas que assim o permitem. Nas outras fica na calçada, como na minha, que tem proibição de estacionar em certas horas. Esses dias vi o caminhão que recolhe o lixo em ação: braços mecânicos recolhem o container, despejam o lixo e o recolocam no lugar. Muito rápido, aparentemente muito limpo.


Já ouvi muita reclamação: ocupa espaço de vagas de estacionamento, tem que atravessar a rua para colocar o lixo (quando é mão única), os catadores de papel abrem com facilidade e jogam o lixo para fora, as pessoas colocam o lixo seco (que é recolhido duas vezes por semana no meu bairro) ao lado, atrapalham a acessibilidade nas calçadas. Mas também ouvi parabéns. E creio que as pessoas a favor são a maioria e se acostumar com o seu uso é uma questão de tempo e educação. 


Foto: Ricardo Giusti/PMPA
Pessoalmente acho que o lixo deveria ser taxado como em alguns países. Ter uma cota para descarte e se passar daí, paga caro. Para a gente repensar o que consome  e optar por menos. menos embalagem, menos descarte impensado, mais reciclagem. Infelizmente a educação urbana passa muito pelo bolso, enquanto deveria passar pelo respeito e consciência cidadã.

Comentários

  1. Nem me fale....isso que Porto Alegre é pioneira na coleta seletiva no Brasil e é tida como uma cidade com população culta....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros