5 Dicas para Criar um Design de Interiores Personalizado


O que seria um Design de Interiores Personalizado?

Há uma procura nos tempos atuais pelo que é denominado Design personalizado que seria a elaboração de projetos de interiores pensados especificamente para atender às necessidades e gostos individuais ou familiares. Ou seja, a escolha de revestimentos e mobiliários que reflitam a personalidade e o estilo de vida dos usuários do espaço. Em vez de seguir tendências ou estilos pré-definidos, o design personalizado busca criar ambientes únicos e personalizados. Mas cá entre nós, isso não é o obvio? Na minha vida profissional sempre segui essa premissa. Afinal, qual a lógica de contratar um profissional se não é para ter um ambiente personalizado? Parece que não, já que nos tempos em que as pessoas se recolheram às suas casas, notaram que muitas vezes elas não refletiam exatamente às suas necessidades de acolhimento. Então vamos nominar cinco dicas básicas de como criar e solicitar um projeto de interiores que seja mais adequado à sua personalidade.

Bedroom

1. Como incorporar sua personalidade e estilo de vida em seu design de interiores:

Não tenha medo de ousar e usar cores, padrões e texturas que reflitam seus gostos pessoais. Por exemplo, se você gosta de cores vibrantes e estampas ousadas, pode optar por usar esses elementos em sua decoração. Outra maneira é através da escolha de móveis e acessórios que reflitam seu estilo de vida. Se você gosta de cozinhar, pode optar por uma cozinha com uma ilha central e muitos armários para armazenamento. Ou um dormitório com muitos quadros e plantas. A ideia é que os espaços tenham a sua personalidade e não a do projetista ou tendência do momento. 

2. Dicas para criar um ambiente único e personalizado em sua casa


Misture estilos sem medo. Use texturas ou cores de maneira criativa. Sabe aqueles móveis que você trouxe de casa, cheios de memórias afetivas? Aquele quadro de viagem ou ainda o vaso dos antepassados que é super relíquia? Ou se você gosta de ambientes limpos, use um sofá e pronto, mesmo que seja uma sala imensa. O importante é que a escolha dos objetos, cores, móveis e acessórios reflitam a sua personalidade. 

Arq Elenara Leitão
Projeto Arq Elenara Stein Leitão

3. Como trabalhar com um profissional de interiores para criar um design personalizado

Muitos clientes tem receio de falar realmente o que querem. Mas os profissionais em geral fazem um questionário inicial onde procuram saber as necessidades dos clientes. Algumas dicas sobre o que responder aos questionamentos iniciais: 
  • comunicar claramente suas necessidades e desejos para o projeto; 
  • fornecer ao designer informações sobre seu estilo pessoal e preferências; 
  • trabalhar em conjunto com o designer para escolher cores, padrões, móveis e acessórios que reflitam seu gosto pessoal; 
  • estar aberto a sugestões e ideias do designer.
E lembre que os projetos são exatamente para que se possa visualizar os ambientes como ficarão. É fácil trocar cores ou laioutes enquanto traços. É bem mais caro faze-lo depois de pronto. Peça explicações para suas dúvidas. Não guarde suas ponderações e ouça as do profissional que está ali exatamente para propor soluções criativas para o SEU ambiente. E lembre que quem vai morar ali é você.


4. Ideias para misturar padrões e cores de maneira harmoniosa em seu design personalizado

Misturar padrões e cores pode ser uma ótima maneira de adicionar interesse visual ao seu design personalizado. Algumas ideias para fazer isso de maneira harmoniosa:
  1. escolher padrões que tenham cores em comum; 
  2. usar diferentes escalas de padrões (por exemplo, misturar um padrão grande com um pequeno); 
  3. equilibrar o uso de padrões com áreas sólidas de cor; 
  4. usar texturas diferentes para adicionar profundidade ao ambiente.

5. Como escolher móveis e acessórios que reflitam seu estilo pessoal


Escolher móveis e acessórios que reflitam seu estilo pessoal é uma parte importante do processo de criação de um design personalizado. Algumas dicas para fazer isso : 
  • procurar peças que tenham linhas e formas que você goste; 
  • escolher tecidos e materiais que reflitam seus gostos pessoais; 
  • optar por peças que tenham funcionalidade além da estética (por exemplo, uma mesa que também serve como escrivaninha); 
  • misturar peças novas com antigas para criar um visual eclético.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

10 ideias de almofadas e afins para gateiros