Puxadores - ou como fazer quando eles não são (tão) visíveis?

Móveis mais limpos, sem aquela sequência de puxadores, parecem ser uma tendência que veio e ficou. Eles tem vantagens de praticidade, de limpeza e, em alguns casos, de economia. Isso dependendo da quantidade e do tipo de puxador que seria usado. Sem esquecer obviamente do tipo e da qualidade das ferragens que pode tornar a escolha quase um empate.

Mas e como fazer quando a proposta é que eles, os puxadores, não estejam visíveis? E quer sair daquela manjada canaleta de alumínio?  
Fonte
 A solução mais clássica é a cava. Ou puxador de dedo. É quando a madeira tem um sulco ou reentrância para acomodar os dedos. É importante lembrar da espessura dos dedos e deixar espaço entre os negativos para que eles possam acessar a cava.
Fonte
Outras variações do mesmo tema, mostrando o negativo como parte integrante do puxador. 
Fonte
Outra ideia é assumir o puxador como um elemento de projeto e fazer dele um detalhe que marque o móvel.
Fonte

Fonte

 Ou simplesmente anexar vazios onde se possa abrir as gavetas. Eu gostava muito desse tipo de puxador. Fiz vários móveis assim ao longo da minha vida profissional. O único senão é o cuidado com a poeira...
fonte
O puxador calha um pouco mais pronunciado. Ele é mais simples de executar, mas temo um pouco pela manutenção.

Fonte
Nem tão econômicos, mas mais interessantes formalmente são os puxadores que sim, são visíveis, mas não salientes. Com mais detalhes, como os do detalhe acima, ou mais simples, como os da cômoda abaixo, ressaltam a beleza do móvel.  
Fonte
Ficam então as sugestões para que se pense com carinho nesses elementos que podem ser tão importantes no resultado final do seu mobiliário e espaço. 
Fonte
 Nos siga também nas redes sociais

snapchat: arqsteinleitao

Comentários

  1. Very nice execution of excelent ideas. Are these all your designs? if so I would love to learn more about the cabinetmakers you work with. I am also a carpenter/cabinetmaker. you can contact me at ori.rave@gmail.com
    Thanks!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros