Publicidade

Postagem em destaque

10 Lições que aprendi na faculdade de Arquitetura

Recebo algumas correspondências falando de como os leitores gostaram dessa ou de outra postagem aqui do blog. E sempre fico super feliz! É ...

2008/10/27

Madeira Plástica

Voltando ao assunto já trazido aqui, em forma de vídeo ,daremos maiores detalhes sobre a madeira plástica, um produto produzido desde dezembro de 2007 pela Wisewood, uma fábrica situada no municipio paulista de Itatiba. A empresa tem capacidade de produção de 900 toneladas por mês, inicialmente disponibilizando dormentes, cruzetas para postes de transmissão de energia, pallets e tapumes de madeira plástica.

"A Wisewood é um exemplo bem-sucedido de parceria entre a iniciativa privada e o meio acadêmico, com resultados benéficos para a sociedade e o meio ambiente. Especializada em polímeros, a equipe coordenada pela Professora Elen Vasques Pacheco, do Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano (IMA), dedicou grande parte de seus estudos na viabilização de formulações diferenciadas de madeira plástica com tecnologia totalmente nacional." (leia mais aqui)

Como a madeira plástica é produzida a partir de resíduos de plásticos e borracha (inclusive pneus ), coletados em um extensa rede coletora que gera 3.500 empregos indiretos, e preserva cerca de mil toneladas de madeira natural, ela é um material que auxilia na sustentabilidade ambiental. Além disso, a empresa está também estabelecendo parceria com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias - INPEV para fazer a coleta e destinação de embalagens de agrotóxicos. “

Usos da Madeira PlásticaMercado

Sendo um produto de grande resistência ele se adequa a usos que exigem grande durabilidade. Por exemplo tapumes e formas de concreto.

Leia matéria completa clicando aqui

Comentários
1 Comentários

1 Opiniões:

Muito boa essa idéia da madeira plástica!

Publicidade

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More