Arquitetando parabéns no dia do Arquiteto e Urbanista

O dia 15 de dezembro foi escolhido para o Dia do Arquiteto e Urbanista e data de fundação do CAU em homenagem ao arquiteto e urbanista Oscar Niemeyer que faria aniversário nesta data. Por mais polêmica que seja sua obra, endeusada por uns pela magnificas formas que criou e criticado por outros justamente pela ênfase nas formas e menos na funcionalidade ou outros aspectos tão importantes quanto, quando se fala em arquitetura brasileira o primeiro nome a ser lembrado será quase sempre o dele. O CAU ao ser criado lhe deu o registro profissional número Um já que ele mesmo foi um dos grandes defensores da criação de um conselho próprio que só veio a ser realidade em 31 de dezembro de 2010, pela Lei 12.378.

Quando se fala em Arquitetura se pensa em várias maneiras de atuação: seja no projeto clássico, seja na badalada arquitetura de interiores, paisagismo, urbanismo, entre outras tantas possibilidades de trabalho profissional. Sem me afastar da realidade, poderia dizer que muitas vezes somos malabaristas em conseguir fazer sonhos virarem realidade concreta.

Abaixo um vídeo que fala brevemente sobre os anos dourados da arquitetura brasileira e em como a profissão era vista pelo público em geral.


.

Curioso sobre a profissão? Já escrevi algumas postagens sobre minha experiência como arquiteta, começando pelas lembranças da graduação em memórias da faculdade e as 10 lições que aprendi durante meu período de estudos

Já respondi a vários estudantes sobre as agruras e benesses da faculdade. Veja em 10 razões para não fazer Arquitetura e 10 motivos para ser Arquiteto

Seria a Arquitetura estressante? Sim, pode ser muito, mas também pode liberar substâncias em nós que expliquem a paixão que nutrimos pela profissão.

Com tudo isso posso dizer que, apesar das questões a pensar como trabalhador em Arquitetura, é uma profissão apaixonante.

Então parabéns a todos os que se dedicam de corpo e alma e ganham suas vidas arquitetando espaços para que as pessoas possam se abrigar e viver bem!

Gostaria de saber sua opinião sobre este e outros projetos do blog: sinta-se a vontade para comentar.

Nos siga também nas redes sociais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros