15 dicas de livros de Arquitetura, Design de Interiores e Expressão Gráfica

De tanto ler-te minha alma anda perdida....poderia facilmente descrever parte de minha/nossas vidas. Grande parte de meus dias foram ganhos imersos em palavras em livros das mais diversas formas e conteúdos. Desde sempre cativa de suas armadilhas do bem.

Mas confesso. Os andei esquecida. Traindo por redes mais modernas (?) com suas iscas de instantaneidade....
Mas por mais promessas de informação que tragam, nada ainda me substitui o prazer de mergulhar em páginas impressas e aprender. E além de todos os benefícios presentes e passados, o fato de durante a leitura ser necessário um foco diferente de todos os outros estímulos me faz um bem danado, ainda mais nessa época de muitas ofertas e pouca densidade na maioria delas. 
E além do mero prazer, a leitura nos acrescenta em conhecimento, bem precioso na profissão e no afazer que escolhemos (ou fomos "escolhidos"). Seguem então alguns dos livros que li e achei relevantes na Arquitetura e que já passaram por esse blog:

Para entender a Arquitetura - e se deleitar - Imperdível! Estou apaixonada por ele! 

10 livros da minha estante no escritório -  Um apanhado de livros que marcaram meu aprendizado

Livro de Arquitetura para crianças - de todas as idades - A Arquitetura é uma área tão fascinante que devia ser ensinada desde a mais tenra idade. Esse livro auxilia nessa tarefa.

Ao pé do muro e do pré conceito - Uma apreciação crítica sobre um livro que usei muito na graduação

12 livros sobre Arquitetura, Design e Urbanismo da minha estante - Outra lista de livros interessantes sobre a profissão 

Pela casa se conhece o dono - "Pela casa se conhece o dono é uma introdução, para crianças e jovens (e, porque não, adultos) à arquitetura do século XX, a partir de casas emblemáticas construídas por grandes arquitetos do período (Frank Lloyd Wright, Ray Eames, Koolhaas, Oscar Niemeyer, entre outros). As ilustrações são do próprio Cornille."

Esboços para arquitetos - Archidoodle - o livro - O croqui, o esboço, o desenhar a mão. Pura expressão!

Planejar e aprimorar - duas sugestões de leitura - O planejamento e a expressão gráfica andam juntas na profissão. Esses livros auxiliam os dois.

Regras para uma Arquitetura de baixo consumo: Super recomendo. Um manual com noções e regras que auxiliam nas decisões de projeto

Materiais no Design de Interiores - "A Arquitetura é feita de detalhes. A Arquitetura e/ou Design de Interiores é feita de MUITOS detalhes. Muitas e muitas vezes os materiais escolhidos são a essência dos projetos. Por isso o conhecimento e a abertura de novas visões para utilização de elementos aparentemente não comuns pode fazer toda a diferença."

Sustentabilidade no Design de Interiores - "O livro apresenta um estudo e amostra bem aprofundada, começando por contextualizar o problema e o papel do designer de interiores, sem esquecer de mostrar o que podemos resgatar da experiência histórica."

Um livro para perder o medo de desenhar - Sim, desenho se aprende! E pode ser divertido! 

Arquitetando aquarelas - urban sketchers - "Mais que um livro didático sobre técnicas, a leitura do Aquarela para Urban Sketchers é um passeio divertido e instigante pela possibilidade de conhecer e aprender como se fosse uma diversão"

Somos todos Decoradores: O Dia a dia de uma arquiteta - Histórias e crônicas divertidas sobre o cotidiano da profissão

Casa Terapêutica - um livro que ajuda seu lar - "Ele é um livro bem interessante, é uma espécie de auto ajuda para organizar dentro de cada um o que precisa ser mudado nos ambientes de suas casas. Começa por reunir dados pessoais, é como se a pessoa fizesse um check list pessoal colocando seus rótulos, seus anseios e os linkando com cada peça de sua casa. O mote do livro é que quanto mais alinhada com as emoções das pessoas que habitam nela, mais terapêutica será. Ou seja, um lar se faz com alma e verdade."

Gostou? Compartilhe e nos siga também nas redes sociais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest
snapchat: arqsteinleitao


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros