Comunicação pública, acessibilidade e cidadania: quando as escolhas falam mais alto

Imagem
Vivemos tempos curiosos. Nunca produzimos tanta informação e, ainda assim, milhões de pessoas seguem excluídas de decisões que afetam diretamente suas vidas. Muitas vezes a barreira não está na falta de acesso à internet ou aos meios de comunicação. Ela se encontra muitas vezes na linguagem, na complexidade desnecessária, na distância criada entre quem comunica e quem precisa compreender. Foi com essa reflexão que participei, como assessora de acessibilidade, do 1º Congresso Gaúcho de Comunicação Pública, realizado em Porto Alegre. Promovido pela Dominus Consultoria e Capacitação em parceria com a Estratégia de Comunicação & Copy Sawitzki Inovação e Experiência Humana, o evento reuniu profissionais, gestores públicos, pesquisadores e especialistas para discutir temas que hoje ocupam lugar central na vida democrática. Ao longo do dia, palestrantes como Sandra Bitencourt, Maria José Finatto, Rodrigo Abella, Soraia Hanna, Daniela Machado, Leandro Rolim e Gustavo Ferenci compartilhar...

Esboços de Arquitetos - Archidoodle - O livro

Por mais que os meios de expressão digitais tenham se imposto ao afazer arquitetônico, o desenho a mão livre ainda é ferramenta essencial do arquiteto. É pelos esboços ou croquis rabiscados com maior ou menor pressa que as ideias se concatenam e as intenções e conceitos dos projetos vão se solidificando.

Duvido algum estudante ou profissional que não tenha um moleskine, um caderno ou várias folhas rabiscadas com as mais variadas ideias que vão se arquitetando em suas mentes.

Revisando meus cadernos de graduação (sim, eu guardo alguns) eles estão cheios de esboços os mais diversos. É lembrança de muitos colegas mais antigos os projetos que nasceram em guardanapos de bar, em plenas noitadas entre bate papos, debates culturais e políticos e regados à prazeres etílicos. 

Eu gosto muito de pesquisar os skteches de arquitetos famosos. Aprendo muito sobre eles e seus processos vendo os seus esboços. 

E se desenhar assim já é um prazer, que dirá ter em mãos um livro que além de permitir desenhar, ainda ensina noções de estruturas e conceitos de Arquitetura? Foi o que senti com o Archidoodle - o livro de esboços do arquiteto.

Aparentemente um livro de desenho. Mas mais que isso. De maneira divertida vai instigando a criatividade com uma série de exercícios que permitem nossas mentes criativas voarem.
Desde pensar em novas terminações de grandes e icônicos prédios até conhecer vários tipos de coberturas e tentar imaginar que outras possibilidades seriam possíveis.
 As clássicas casas da árvore também são contempladas.

“Este não é um livro sobre como desenhar edifícios, mas sim sobre o que desenhar, e deve ser tratado como um registro pessoal, um caderno de esboços, ou mesmo como base para a criação do seu portfólio […] mas, acima de tudo, deve ser uma grande diversão trabalhar com ele”.  Steve Bowkett arquiteto e professor
 Archidoodle : O livro de esboços do arquiteto


Gostou? Tem alguma sugestão?  

Comenta e conta para a gente a tua opinião. 
Nos siga também nas redes sociais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cortina verde na fachada

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Calungas, a representação da escala nos desenhos

Arquitetura, longevidade e o afeto como tecnologia