Para entender a Arquitetura - e se deleitar

Não é segredo que adoro ler! E também é fato notório que adoro a Arquitetura. Então é fácil de entender que adorei este livro da Gustavo Gili chamado Entender a Arquitetura: seus elementos, história e significado, de Leland M. Roth.

Por que Entender a Arquitetura? 

Já se disse que a arquitetura consegue reunir em si todas as outras artes e através da harmonia da construção os antigos reproduziam o universo. Desde o primeiro abrigo pensado e erigido às mais grandiosas construções contemporâneas, projetadas com o auxílio de modernos meios tecnológicos, a arquitetura se faz presente na vida das pessoas.
E também no nosso dia a dia. Vivemos, trabalhamos e interagimos em espaços, sejam privados ou públicos. É fácil então entender como a Arquitetura tem sido tema de interesse para muitas pessoas. É um campo de estudo que exerce um fascínio e nos leva a querer entender, estudar e vivenciar. 
"Arquitetura é a arte que nos envolve"

Entendendo seus elementos, história e significados

Entre vivenciar a Arquitetura e compreende-la em todos os seus significados e elementos há anos de estudo. Que o digam os arquitetos. Olhar uma planta ou uma bela fachada pode significar muito para os leigos, mas para os profissionais é apenas uma parte de um longo planejamento. E nesse ponto o livro é de grande valia já que em seu início traça um panorama da teoria arquitetônica, muito embasada na conhecida fórmula de Vitruvius para explicar a Arquitetura: firmitas, utilitas, venustas. No livro descritas em capítulos de Firmeza, Funcionalidade e Deleite. E com um grande diferencial de mostra-las não apenas em seus aspectos tradicionais, mas renovadas com exemplos para a tecnologia e cultura atuais.  
"Como construímos fala de nossa cultura"

Panorama da história da arquitetura

A segunda parte do livro traz um apanhado da História da Arquitetura e seus significados, iniciando na cavernas até o final do século XX. É um passeio de como nossa memória foi construída e de como esse legado nos chega, seja em forma de edifícios, ruínas ou textos que os descrevem.

Opinião 

Do livro posso dizer que tem um conteúdo denso mas com uma linguagem bastante amigável, inclusive para quem não é profissional da área, e com extensas referências bibliográficas e de imagens.

Eu sempre costumo dizer que a combinação de experiência prática e educação teórica é um diferencial marcante na carreira de um arquiteto e retomar assuntos que estudei na graduação e ao longo da vida profissional, reunidos em um livro, é bastante gratificante. É uma leitura que recomendo para estudantes e profissionais, mesmo os mais antigos. E para todas as pessoas que querem conhecer a Arquitetura com mais profundidade. 

Gostou? Compartilhe e nos siga também nas redes sociais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest
snapchat: arqsteinleitao
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros