Usando a nuvem para renderizar seu projeto

Sabem aquelas imagens super realistas que parece que seu projeto está pronto de verdade? A gente chama de render e para os arquitetos significa :
[Informática] Tornar uma imagem sólida e tridimensional (3D), por meio de técnicas de contorno de imagem, com alteração de cor, luz, sombra, contraste ou fazendo uso de outros recursos gráficos. Etimologia (origem da palavra renderizar). Por influência do inglês rendering. Fonte
E aquelas imagens que o profissional apresenta e que enchem os olhos dos clientes tem um custo imenso em horas de trabalho e uso das máquinas e memórias...Não imaginam a paciência que se necessita enquanto complexos cálculos transformam linhas em vida!

Mas parece que nossos problemas vão acabar...curiosos???

A grande tendência hoje é usar a nuvem para tudo. Não a nuvem que olhamos bucolicamente nos céus nas horas de descanso, mas aquele local que não existe como o que concebemos como espaço físico, mas que guarda hoje toda a nossa memória e realizações.

Não deixarei mais curiosos sobre o render e a nuvem porque sei que tempo é precioso, então vou logo compartilhar este vídeo que recebi via news que fala de um V-Ray online. (O V-Ray é um software que faz renderização e é maravilhoso e super usado)

Sim, online. Ele usa a nuvem para renderizar. É o Clara. Já aviso que não é perfeito, mas revela uma tendência que parece ser o caminho das pedras, inclusive para games e arquitetura. No vídeo o rapaz fala da possibilidade de renderizar via smartphone usando a nuvem...  


Fico pensando em como a arquitetura e sua representação gráfica tem mudado desde que me formei. Sou do tempo do normógrafo e outras coisinhas estranhas como ele. Já passei noites graficando com nanquim e usando giletes, grafite e benzina como instrumentos de trabalho. Hoje uso um note e posso trabalhar em qualquer lugar do mundo e dar até pitacos em projetos como se estivesse em um escritório físico.

Graças à nuvem. 
Foto Elenara Leitão
Nem tudo são rosas em usar a nuvem. Ela é às vezes passageira, seja por perdermos a senha, seja por deletarem o que não rende mais lucro. É preciso organização como em tudo na vida mas vale a dica, sabendo usar (e tomando alguns cuidados, a nuvem auxilia e muito).

Então que nos rendamos aos tempos não apenas mais líquidos, mas cada vez mais gasosos e enevoados de hoje...quem sabe nos reservem um belo amanhecer...
Foto: Elenara Leitão

Gostaria de saber sua opinião sobre este e outros projetos do blog: sinta-se a vontade para comentar.

Nos siga também nas redes sociais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros