Das leituras - Alain de Botton e Porto Alegre

Foto de Elenara Stein Leitão
Que país é este que vivemos? Como são seus habitantes? Devemos nos sentir amedrontados ou tranquilos, orgulhosos ou envergonhados?
Alain de Botton, o mesmo que escreveu aquele livro que virou best seller, A Arquitetura da Felicidade, também escreveu um livro, que estou lendo, chamado Notícias, o Manual do Usuário. Ele é bem interessante e recomendo a leitura, especialmente para entender como a maneira como a informação nos é apresentada pode influenciar nosso entendimento do mundo. Particularmente gosto da noção de que se deve ter uma visão mais histórica dos fatos. Ou seja, devemos filtrar as coisas que lemos e vemos por uma perspectiva mais ampla e não apenas nos fatos presentes e na visão de quem os apresenta.

Em um dos capítulos iniciais, o autor nos faz a pergunta com que iniciei o texto. E nos dá como resposta que existem duas ferramentas que nos ajudam a formar impressões sobre as comunidades onde vivemos. Uma é obviamente os noticiários, razão de ser do livro.

A outra? A arquitetura.
As aparências das ruas e casas, dos escritórios e parques de um país se combinam para configurar um perfil psicológico daqueles que os conceberam e neles habitam. 
Será realmente? 

O que diz sobre Porto Alegre termos uma rua que é tão cuidada por seus habitantes que recebeu a alcunha de "a mais bonita do mundo" de um blogueiro português? E saber que eles bateram pé e foram chamados de "inimigos da cultura e do progresso” por que não quiseram que um grande edifício garagem fosse ali construído.    
Foto de Elenara Stein Leitão
Gonçalo de Carvalho - Fotos : Elenara Stein Leitão
O que diz de Porto Alegre aprender que ela foi fundada por 60 casais de açorianos e que era chamada de Porto dos Casais. Muitos anos depois de aprender esta história no colégio, fiz amizade com um açoriano via internet. Ele me mostrou suas ilhas em um passeio virtual via Google Earth. E só aí fui dimensionar de onde realmente vinham aquelas pessoas. Lá do meio do Oceano, deixando seus paraísos, suas terras, suas famílias para vir aqui, fazer uma nova vida e trazer sua cultura que, conversando com meu amigo português - Casimiro Valério - vi que que era ainda muito presente. Na língua, nas danças, nas expressões. E o nome de Porto Alegre ganhou outro significado, pensando talvez na esperança de novas vidas para aqueles antepassados tão corajosos. 
Foto de Elenara Stein Leitão
Porto Alegre Fotos : Elenara Stein Leitão
Dá para conhecer Porto Alegre passeando pelo seu Centro Histórico, reconhecendo seus pedaços, quase um mosaico de prédios com arquiteturas de épocas diversas? Mas que se reúnem em uma harmonia tão peculiar que nem sempre parece esplêndida aos olhos desavisados dos turistas. 
Foto de Elenara Stein Leitão
Centro de Porto Alegre Fotos : Elenara Stein Leitão
Foto de Elenara Stein Leitão
Confeitaria Rocco - Fotos : Elenara Stein Leitão
Olhando seus retalhos dará para dizer que como somos, nós os que elegemos Porto Alegre como nosso lar?  A cidade tem verde, tem água, tem história. Mas também tem mistérios e segredos que não se revelam sem um esmiuçar mais profundo. Não, o Porto Alegrense não se caracteriza pela abertura sorridente e nem pelos tapinhas nas costas ao primeiro contato. Nem no segundo ou terceiro. A menos que goste muito da pessoa. Será que a arquitetura da cidade revela a timidez de seus habitantes. Ou a sua precaução ao contato mais privado?....
Foto de Elenara Stein Leitão
Rio Guaíba - centro de Porto Alegre Fotos : Elenara Stein Leitão
Sim, nosso céu é espetacular. Nossa natureza é generosa com suas cores, matizes e nos orgulhamos de nosso pôr do sol. Em nenhum lugar do mundo, ele é mais belo do que aqui. 

Bairristas, nós???? Imagina....
Foto de Elenara Stein Leitão
Por do sol em Porto Alegre - Fotos : Elenara Stein Leitão
As praças de Porto Alegre tem mais que árvores imensas. Elas tem cultura. Elas reúnem pessoas para ler. O que diz sobre nós, seus habitantes, o orgulho de termos uma das maiores feiras de livros ao ar livre?   
Fotos de Elenara Stein Leitão
Memorial RS - Fotos : Elenara Stein Leitão
Da feira na praça à casa do poeta que era originalmente um hotel. Hotel onde meus pais passaram sua lua de mel....
Foto de Elenara Stein Leitão
CCMQ - Fotos : Elenara Stein Leitão
Uma cidade que tem bairros tão marcantes e com vidas tão próprias. Um deles, meu preferido desde sempre, tem ainda seus prédios de alturas reduzidas - até quando não sei....Urge resguardar sua memória
Foto de Elenara Stein Leitão
Feira no Bom Fim - Fotos : Elenara Stein Leitão
Foto de Elenara Stein Leitão
Canteiro no Bom Fim - Fotos : Elenara Stein Leitão


Foto de Elenara Stein Leitão
Av. Osvaldo Aranha no Bom Fim - Fotos : Elenara Stein Leitão
"Construímos pela mesma razão que escrevemos: registrar o que é importante para nós."
Cá entre nós, o Alain de Botton é um autor leve. O livro sobre a imprensa é digerível, claro e a sua visão tem muito a ver com a minha. Já a Arquitetura acho um pouco mais misteriosa. Um tanto mais complexa em suas propostas, conceitos, nuances.

Não tenho muito claro que se consiga uma visão tão clara da personalidade de seus habitantes por mosaicos de espaços. 

E vocês, o que acham?
Foto de Elenara Stein Leitão
Atrás do Arco Iris sempre se esconde um tesouro. Ou vários....
Foto : Elenara Stein Leitão
Nos siga também nas redes sociais 

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest snapchat: arqsteinleitao

Comentários

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros