Essa casa super simpática me lembrou de imediato duas referências: Uma, os edificios em Atenas que ficavam perto do meu hotel, Todos tinham imensas floreiras que fazia com que ficassem tão simpáticos! Mas olhando com mais foco, me veio a segunda referência. Na verdade as fachadas da frente e fundos são como segundas peles, floreiras que criam um micro clima super agradável no interior do prédio. Justo como a casa do colega Oscar Muller. Eu juro que tenho fotos aqui no computador, mas não consegui acha-las para colocar aqui. A dele é uma casa de vila e na parte dos fundos tem uma cortina de metal onde as plantas, em geral trepadeiras, se mesclam e criam um efeito super interessante. Não achei mais referências sobre esse projeto no site e não sei o autor do projeto e nem como é feita a manuetenção das floreiras. Em algumas se tem alcance por dentro da casa, em outras me pareceu um pouco complicado, mas o conceito é super bom. PS: O Elcio no c...
Verde que te quero verde, à Lorca.
ResponderExcluirUm Lindo Fim de Semana!
Beijos
Elenara, na realidade quem chamou pela primeira vez a Gonçalo de Carvalho de "A Rua Mais Bonita do Mundo" foi o Blog português "A Sombra Verde", que a descobriu no Blog catalão "Amics Arbres-Arbres Amics".
ResponderExcluirNós gostamos muito disso, especialmente pelo fato do administrador do blog português (um professor de biologia)ter mandado um e-mail explicando que foi pela beleza da rua e pela luta dos que a defenderam, que ele assim a chamou.
Em tempo: as fotos da rua tiradas do Hospital Moinhos de Vento (de cima) é que são do Ricardo Stricher, fotógrafo da prefeitura, as outras são dos "Amigos da Rua".
Nô,
ResponderExcluirBela lembrança. Lorca era um poeta lutador. Abraços
Prazer em receber um comentário dos Amigos da Rua. Adoro a Gonçalo de Carvalho e sempre que passo por ela, seja de carro ou a pé, sinto como se realmente entrasse num túnel verde. Uma prima, que já não mora aqui faz tempo, me perguntou se ainda existem macacos nas árvores...e nunca vi nenhum ou ouvi falar disso. Vou pesquisar.
ResponderExcluirAdmiro e apoio a luta de vocês para manter esse patrimônio da cidade. Já corrigi a autoria das fotos.
Abraços
Belíssima postagem Elenara.
ResponderExcluirObrigada Oliveira Jr !
ResponderExcluirVenha a Porto Alegre conhecer...
Prazer em ter teu comentário aqui.
Abraços
É belísssima mesmo, embora eu seja suspeita, pois ESCOLHI a Gonçalo de Carvalho para morar!!! Aqui escuto o canto dos pássaros, sinto o cheiro das flores e, ao abrir a porta do prédio, a natureza me brinda com todo o seu esplendor: árvores que formam um túnel, por onde transito com a alma em festa!!!
ResponderExcluirPois somos privilegiadas, não é mesmo Vera Beatriz. Tu que moras na Gonçalo e eu que vejo esse panorama lindo de minha janela, como vês na primeira foto. E parabéns a todos os lutadores para que ela continue sendo esse belo túnel verde que é.
ResponderExcluirAbraços
Elenara
Já havia visto fotos e menção a esta rua em outra oportunidade, mas não sabia que era tão linda assim. Acredito que a luta dos moradores para que ela seja desta forma e assim continue, passa pela luta contra as empresas de energia elétrica e outras, que teimam em "podar" o que as árvores tem de mais bonito, sua linda ramagem verde. Eles as deixam "aleijadas"! Aqui em Curitiba vemos coisas que nos deixam indignados, já que moramos na Capital Ecológica, como apregoa nossa municipalidade. E com razão!
ResponderExcluirCarlos Eugenio Garcia
Também Carlos (adorei ter teu comentário aqui)
ResponderExcluirMas também inclui luta para que ampliações de estabelecimentos comerciais não a descaracterizem com trânsito mais intenso, entre outras coisas.
Abraços
Elenara
Eu, aqui de longinho, brindo à rua!! Linda, linda, linda!
ResponderExcluirQue bom ! Nós todos brindamos e tomara mais ruas lindas assim se espalhem pelo planeta, seguindo o exemplo dos moradores da Gonçalo de Carvalho que plantaram as árvores e as cuidam com carinho.
ResponderExcluirAbraços
AMO GENTE ! AMO MUUUUUUUUUUUUUITO GENTE que valoriza , admira, faz acontecer por VERDE ÁRVORES NATUREZA ou , por BONITOS!!!! A educação só vlolta a ser EDUCAÇÃO , agora, quase falida, quando os pequenos forem levados a andar, cuidar, plantar, zelar AMAR a NATUREZA ! Este é o CAMINHO mais eficaz e BONITO! e educa , COM CERTEZA! bjs., lilian bauer Gaucha de coração, Brasiliense por opção de clima e amor à cidade!
ResponderExcluirLilian,
ResponderExcluirJá morei em Brasilia nos anos 70 e amo essa cidade ! Tenho por aí vários parentes e grandes amigos. Concordo integralmente contigo, educação sempre, educar para conservar, para plantar e amar a natureza. Grande abraço, volte sempre
Elenara
Noossa, encontrei este blog procurando arquitetura com bambu.
ResponderExcluirFoi na Gonçalo de Carvalho que a Cooperativa COOLMÉIA se fez conhecida e desceu para a João Teles, nos anos 80. A Rua é, realmente, deslumbrante, fresquinha, convidando ao prazer com a Natureza em uma cidade grande. Roberto Burle Marx já antevia a necessidade do PAISAGISMO que tra o ser humano para a Natureza. Onde encontro bambu para construção em Porto Alegre?
Escrevo de lugar preservadíssimo: Alto Paraíso de Goiás.
Me escreva, sim?
claudia@lulk.in (é assim mesmo!)
sou nutricionista, ambientalista e com sonhos de paisagista alimentar.....
Oi Claudia !
ResponderExcluirMorei em Brasilia muitos anos e sei como Goiás tem desses paraísos ecológicos. Paisagista alimentar ? Como seria isso ? Fiquei super interessada.
E a Gonçalo é uma rua tão famosa assim, nãos ó por ser belíssima e trazer esse frescor para quem passeia por ela, mas por ter uma população aguerrida que a preserva com coragem e carinho.
Vou escrever sim
Abraços
Elenara