MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Racks para bikes - equipamentos urbanos

Design Rack for bikes
Em forma de roda gigante (!)
Que os meios de locomoção baseados no transporte individual estão sendo questionados e a tendência, mesmo em nossas ruas e cidades brasileiras, seja de que as bicicletas assumam uma importância cada vez maior, não se duvida. Talvez até por isso algumas gritarias e ataques por grupos mais alinhados com um pensamento cada dia mais arcaico. Não aconteceu apenas aqui. Em países como a Holanda, a luta pelo espaço urbano para pedalar já vem de décadas e nem sempre foi amistosa.

As vantagens são inúmeras. Além da atmosfera menos poluída, os ganhos com a saúde das pessoas é inegável. Pedalemos então. 

E chegamos a outras necessidades. Local onde guardá-las em nossas casas. E equipamentos urbanos onde colocar as bikes. E estes devem ser, de preferência, mais do apenas estacionamentos com canos. Mas já que estamos optando por mais saúde e uma vida mais prazerosa, devem também ser elementos que tragam um ganho estético e artístico para nossas ruas e espaços urbanos. Separei alguns exemplos interessantes. 

Design Rack for bikes
Rack para bikes em forma de escultura em praça

Design Rack for bikes
Em forma de banco - achei muito prático para áreas públicas

Design Rack for bikes
Reaproveitando pneus

Design Rack for bikes
em forma de grande pente. Gosto mais dos dentes da madeira que da forma inteira

Design Rack for bikes
Floor Mounted Bike
Design Rack for bikes
Competição de estudantes para design de racks de bikes

Gostou? Conta para a gente a sua opinião.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 motivos para NÃO fazer arquitetura