MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Cara de inverno na sua casa

Inverno. Aquela estação elegante e que propicia usar botas, mantôs, tomar vinhos e descansar sobre edredons. Lindo. Em filme.

Na verdade o inverno é pesado muitas vezes para quem mora em climas menos temperados. Inverno pede muita roupa quente, pede proteção para as casas. Os mais afortunados podem ter lareiras, pisos aquecidos ou mesmo condicionamento mecânico. Sim, os nossos splits esquentam e refrescam, já que moramos em um local que faz muito frio, mas também faz muito calor. 

Winter interior
Fonte
Mas quando faz frio, é muito úmido também. As nossas casas parecem precisar de uma preparação especial. Já falei sobre como preparar a casa para o inverno
Winter interior
Fonte
Algumas escolhas de material podem ajudar nesse clima mais aconchegante. As madeiras são um exemplo. Estando presentes em revestimentos, pisos, estrutura aparente ou apenas em algum detalhe ou mesmo em mobiliário, acrescentam aquele toque que aquece a alma da gente. Não sei a razão, talvez alguma memória ancestral que nos lembre as casas de madeira das histórias infantis ou a lembrança de tempos imemoriais onde esse material abrigava os seres humanos.
Winter interior
Fonte
As cores também ajudam a alegrar, embora os tons crus lembrem mais as lãs que eram tecidas em agasalhos. Tudo leva a querer ficar mais em casa. Elas se revestem de colchas, almofadas, cadeiras gostosas que lembrem abandono e leitura. Ou apenas um estar junto, olhando o crepitar do fogo nas lareiras.
Winter interior
Fonte
Particularmente gosto da combinação do cru, branco e preto com a madeira em ambientes mais invernais.
Winter interior
Fonte
E quem disse que inverno e áreas abertas e/ou externas não combinam? Casas estufa e amplas janelas envidraçadas abrem ao mundo e deixam o sol entrar, ao mesmo tempo que protegem das intempéries.
Winter interior
Fonte

Inverno

É tudo o que sinto

Viver

É sucinto

Paulo Leminski
Winter interior
Fonte
Gostou? Conta para a gente a sua opinião. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros