Isolamento com embalagens de caixas de leite

Esses dias apareceu uma reportagem em um jornal de TV falando sobre um sistema de isolamento de casas no RS usando embalagens de caixas de leite, as chamadas longa vida. Para quem perdeu a reportagem vejam AQUI .
Fonte

O aproveitamento dessas embalagens é uma forma barata de minimizar problemas de isolamento e climatização, e pode ser uma alternativa viável para habitações em situação de extrema necessidade. Além de ser um meio de reutilizar essas embalagens que tem uma vida de decomposição muito alta. 

Mas de que lado colocar o alumínio ?  O alumínio é o material refletor e é mais eficiente no lado onde queremos refletir o calor. 

Nessa experiência Brasil sem Frestas em Passo Fundo RS, vemos várias fotos da utilização desse material. Vejam como ele é utilizado no chão para evitar a umidade do solo. E para aproveitar o calor do fogão e mantê-lo dentro das casas.
Fonte



   


No outro vídeo abaixo podemos ver um forro com movimento. E fica até bem interessante.

Creio que a opção pelo uso predominante do alumínio para dentro dos ambientes seja mais por uma questão estética, para não poluir o ambiente com as cores e marcas das empresas dos produtos. Uma solução pode ser fazer a manta dupla, com o alumínio pelos dois lados. 



Vejam aqui um outro exemplo interessante, uma latrina feita revestida com essa manta. Vejam AQUI como foi feita. Notem que ela foi feita com revestimento duplo e o autor jura que resiste super bem há mais de dois anos! 







Gostou da ideia ? Quer experimentar ? Veja como, segundo oSetor Reciclagem

  • Abrir totalmente as caixinhas, descolando as emendas e fazendo um corte vertical para que a embalagem fique completamente plana. 
  • Limpar com água, sabão em pó e um pouco de desinfetante.
  • Secar as embalagens
  • Colar lado a lado, com cola branca ou de sapateiro, formando uma manta sobre a laje superior da casa, abaixo do telhado.
  • Para que funcione como isolante térmico não encostar a manta nas telhas. Deixar um espaço mínimo de dois centímetros para a circulação do ar. 
  • E AQUI e AQUI mais detalhada a técnica

E olhem que bacana essa eco bag feita de embalagens longa vida ! Então, quer tentar fazer uma e testar a técnica ? Comece a guardar suas caixas e mãos a obra! 
Veja AQUI onde encaminhar as embalagens para a reciclagem

Comentários

  1. Adorei essa sacola achei dez mais não tenho maquina de costura e essa tem que passar na maquina, mais eu vou fazer assim que comprar uma maquina, porque é muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Ótima dica para o momento que estamos passado e muitos terão de se isolar em pequenos barracos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Margarida Maria Ferreira de Oliveira3 de abril de 2021 às 02:36

      Saiu um edital da FIOCRUZ / ALERJ em apoio as FAVELAS na Pandemia, estou com interesse em ir adiante com a ideia, participei de uma Live e percebi a pertinência.Ccaso haja interesse ; https://portal.fiocruz.br/se-liga-no-corona/chamada-publica-2021
      Um abraço MM

      Excluir
    2. Obrigada pelo link, vou olhar. Abraços

      Excluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros