Publicidade

Postagem em destaque

10 Lições que aprendi na faculdade de Arquitetura

Recebo algumas correspondências falando de como os leitores gostaram dessa ou de outra postagem aqui do blog. E sempre fico super feliz! É ...

2010/06/25

Trazendo calor para dentro de casa


Chove lá fora e faz frio. Nessas horas é bom contar com um ambiente quentinho, quem sabe uma boa lareira ou algum outro tipo de aquecimento para casa. A Maria Alice Miller fez uma ótima postagem sobre biolareiras em seu blog e me conclamou a falar sobre pisos radiantes. Vou tentar. 

Pois é, os pisos radiantes são um sistema de aquecimento onde tubos que fazem a circulação e distribuição do calor são colocados abaixo do assoalho. Não ocupam espaço, não geram fumaça, seu calor é gradual e uniforme, não precisando de muita manutenção. Mas precisam ser colocados antes do piso e são relativamente caros. Válidos para quem como eu mora em clima frio como Porto Alegre, costuma ser mais usado em pecas maiores. Mas permite o conforto de andar de pés descalços no inverno. Podem ser hidráulicos ou elétricos Saiba mais AQUI
Alguns fabricantes
  
E foi lançado também no mercado o painel aquecedor elétrico ECONO-HEAT. Feito de fibra de cimento sem amianto e com uma resistência elétrica interna. O calor é gerado principalmente atrás do painel (90%), proporcionando economia, segurança e eficiência. É uma alternativa aos aquecedores de barra tradicionais, as chamados estufas, bastante gostosas, mas que gastam muita eletricidade. Esse painel gasta apenas o equivalente a quatro lâmpadas incandescentes, podendo ser pintados com tinta PVA ou pintura do tipo emulsão (não a base de óleo). 
E achei na internet uma placa radiante para ser colocada na parede de gesso que achei muito bacana. Estou procurando para ver se encontro no Brasil. Quem quiser saber mais veja AQUI mais informações sobre a Gyptec .
Nossas casas deveriam ser mais preparadas para o frio, especialmente quando se mora em estados sulinos, onde as temperaturas podem despencar 10 graus em um único dia. E mais que graus centigrados a menos, sofremos com a umidade que faz verter água das paredes. Mas o que contamos na prática é com ar condicionado e splits que aqui servem para inverno e verão. Paredes duplas, pisos aconchegantes, banheiros aquecidos e ambientes secos ainda são luxo quando deveriam ser prioridades nos projetos e construções.


Comentários
3 Comentários

Publicidade

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More