Três plantas para tornar seu ar mais limpo

O título traduzido do video TED tinha um título instigante: Como fazer seu ar limpo crescer. É um video pequeno que me fez pensar em como os nossos antepassados tinham razão em suas culturas e saberes. Aliás, esta pesquisa ao passado resulta em boas descobertas que se confirmam em muitos estudos.

O ativista ambiental indiano Kamal Meattle tem uma longa história de lutas concretas pelo meio ambiente e neste vídeo mostra como o uso de três plantas comuns ajudou a resolver problemas de alergia. Ele usou essa combinação na reforma de um edifício comercial no seu país, usando inclusive de "um sistema de limpeza de ar que envolve bancos maciços de plantas em vez de bancos maciços de equipamentos de climatização". Achei fascinante!
 "Ou você está oprimido pelo fato de que existem tantos problemas e tantas pessoas ou você pode encontrar soluções para ajudar de qualquer maneira que puder. "- Kamal Meattle (Technology Review do MIT)
Quais são essas plantas????? Com certeza você já ouviu falar nelas!

  1. OBS: antes de usá-las consulte um especialista porque algumas podem ser tóxicas para crianças e animais.
Tres plantas que aumentam a saúde no interior dos prédios
Fonte
Essas plantas foram usadas com outros recursos no projeto do Paharpur Business Center. Segundo estudo da Central Pollution Control Board a qualidade do ar melhorou, houve um incremento da produtividade e uma diminuição em gastos energéticos já que não havia tanta necessidade de climatização mecânica.

Segundo o ambientalista, a tecnologia patenteada foi usada na purificação do ar ( e para isso são usadas as plantas acima). E citam especificamente algumas melhoras em relação à outros prédios como: "
incidência de irritação ocular reduzida em 52%, diminuição de sintomas respiratórios em 34% e de dores de cabeça em 24%"

Segundo o site do PBC vemos algumas vantagens de manter uma maior qualidade do ar em nossas casas e prédios de escritórios:

  • Ambiente mais saudável porque as pessoas ficam menos propensas à doenças
  • Maior produtividade e eficiência por causa do aumento dos níveis de oxigênio no sangue, mesmo após um extenuante trabalho de oito horas
  • Plantas de interior especiais não só produzem oxigênio, mas também ajudam a reduzir os poluentes do ar


Interessante, não é mesmo? Já falei também sobre outra palestra TED com uma proposta semelhante de usar germes para garantir uma arquitetura saudável. Não basta nos preocuparmos com formas e estilos na Arquitetura, se não estivermos atentos à manutenção e saúde dos ocupantes, sempre buscando soluções que evitem a tão famosa Síndrome do Edifício Doente. Lembremos sempre que as nossas decisões em Arquitetura podem ajudar a salvar vidas.  

   Curta no Facebook  Assine no Flipboard 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros