12 de ago de 2014

Usando os germes para projetar - arquitetura saudável

Como assim? Usando os germes para projetar? Entendi bem? Sim, é nessa palestra TED que Jessica Green nos fala que podemos usar "bons germes" para fazer edifícios mais saudáveis.

Segundo ela, como tudo está coberto por ecossistemas repletos de bactérias, fungos e vírus, devemos pensar em como usar esses microrganismos a nosso favor através do estudo de como interagem com o nosso modo de vida.

"É realmente possível planejar ecossistemas de microrganismos? E acredito que a resposta seja sim." E ela mostra como já fazemos isso através de um estudo que realizou no Complexo Empresarial Lillis na Universidade do Oregon, onde coletou amostras de pó. Desse pó chegou a como esses ecossistemas se espalham nos espaços e como são diferentes entre si, dependendo de como funcionam os sistemas de ventilação e a circulação e concentração de pessoas. Uma conclusão da equipe é que "as salas deste edifício são como ilhas em um arquipélago e isso quer dizer que os engenheiros mecânicos são como engenheiros ecológicos e têm a habilidade de estruturar biomas neste edifício do jeito que querem."

Em suma, ela propõem uma abordagem consciente para o projeto, que ela chama de design bioinformado e que seja usado para criar edifícios mais saudáveis e bem mais inteligentes que os usuais.