Arquitetura, longevidade e o afeto como tecnologia

Imagem
Minha jornada é feita de arquitetura, escritas, buscas de pesquisadora e o ato de comunicar. Tudo junto. Amalgamado. São essas as moradas onde habito e onde meus sentimentos criam raízes.   Entre plantas baixas, livros, encontros intergeracionais e projetos coletivos, fui encontrando um eixo comum: o afeto como tecnologia humana. Esta percepção sustenta meu trabalho e define minha atuação entre a técnica e a escuta, entre os espaços e a cidade que temos e os que precisamos construir. Fundamentos Técnicos e o Olhar para o Futuro Sou arquiteta formada pela UFRGS (1982), com especialização em Engenharia de Produção focada na construção civil pela mesma instituição (1998). Esta base técnica me permite atuar com precisão na criação de ambientes seguros, onde o desenho arquitetônico serve como suporte para a autonomia ao longo da vida.  Minha prática profissional hoje é dedicada à pesquisa em gerontoarquitetura e ao conceito de aging in place, a capacidade de viver em sua própr...

Discursos e bla bla bla

A maioria das pessoas adora adotar palavras que viram moda. Haja vista os Are Baba da vida. Se fosse traduzir para o bom português, seria uma exclamacão, ou em porto alegrês uma expressão muito nossa: bem capaz. Ou resumindo Capaz ???!!!

Pois nas profissões acontece o mesmo. De tempos em tempos os discursos assumem palavras e as usam de maneira muito repetida, quase que ficam sem conteúdo de tanto serem usadas. Alguém já viu discurso de arquiteto explicando projeto de mostra de decoração:
 
Esse ambiente remete a uma época tal ....Fiz uma brincadeira que assume um caráter lúdico , Brinquei com a mistura de tons, materiais, etc. 

E agora uma amiga me conta que além dessas, os móveis estão dialogando entre si. Essa cadeira Barcelona dialoga bem com essa mesa império, remete a uma mescla de movimentos, uma espécie de brincadeira de sensações, etc, etc

Um bom projeto, seja de edificacões ou interiores, deve falar por si. E mais deve ser passível de ser explicado em palavras que mostrem que tem conteúdo e não são meras linhas tracadas ao bel prazer. Nada contra o discurso, mas tudo a favor da criatividade. Mesmo nas palavras.

Comentários

  1. Hehe... adorei! É que eu acho que eles tentam transmitir, com palavras, as sensações agradáveis ou desagradáveis que a estética pode desencadear.
    Mas é uma tentativa discutível, pois, como dizem, uma imagem vale bem mais que mil palavras...

    ResponderExcluir
  2. Tem coisas que irritam. Estes são os "memes" de linguagem, que se repetem e se repetem sem sabermos suas origens. Uma coisa que me irrita profundamente nos vícios de linguagem é o "gerundismo" (virou tendência). Mas tem um que é mais que irritante: o uso indiscriminado do "entendi" .. meeeeeu deeeeus, que coisa horrivel, para tudo o sujeito entendeu!. Acho que originou de AnaMariaBrega: insuportável! Risos e beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos